A Santa Casa de Misericórdia receberá até o dia 31 de agosto os recursos dos governos federal e estadual para o enfretamento de combate à Covid-19, no município de Sant’Ana do Livramento. Após esta data, o hospital não poderá mais contar com os repasses. Isto porque o Ministério e a Secretaria Estadual da Saúde, considerando o avanço da vacinação e a queda de internações em decorrência do Coronavírus, e levando em conta o teto de gastos, revisaram o encaminhamento dos recursos a estados e municípios, deixando Livramento sem o aporte financeiro.
Segundo a diretora do Complexo Leda Marisa, com os cortes o hospital deixará de receber entorno de R$ 250 mil mensais, o que deixou a direção em alerta. “Nossa remuneração para manter a UTI Covid fecha em 31 de agosto e a remuneração para a porta de entrada Covid também, financiadas pela União e pelo Estado fecham este mês”, disse a diretora.
Leda também disse que recebeu o documento comunicando o cancelamento das verbas, nessa quarta-feira (04), e que neste consta que não há possibilidade de o município recorrer à medida, restando então, apenas acatar a ordem superior.