Ações da Brigada Militar e da Polícia Civil prenderam, nessa quinta-feira (5), dois homens considerados pela polícia, os maiores abigeatários da região do Itaquatiá.
Na ação realizada pela Brigada Militar, um dos homens preso é acusado de subtrair 12 terneiros de um produtor rural do Rincão dos Ribeiros. De acordo com informação da BM, os animais foram encontrados dentro do estabelecimento do acusado e puderam ser identificados por conta da marca do proprietário dos animais em uma cabeça de gado. O acusado possui várias ocorrências registradas pela prática do crime de roubo de gado, sendo preso em flagrante, juntamente com um revólver calibre .38 e uma arma branca.
Segundo o capitão Giovane Dalcol, essa ação é uma resposta à população. “Foi uma prisão muito importante para Brigada, nós estamos há um bom tempo agindo fortemente contra o crime de abigeato, pois é muito difícil, nesse tipo de crime, fazer a recuperação de animais vivos. O suspeito foi preso em flagrante delito, o que também é muito difícil de acontecer, em virtude da grande extensão territorial na fronteira oeste, mas pra nossa sorte, as informações foram passadas de forma acertada e as guarnições lograram êxito nessa prisão”, destacou capitão Dalcol.
A ação realizada pela Polícia Civil
A delegada Giovana Müller destaca que o abigeatário preso pela Polícia Civil escondia os animais em sua propriedade e fazia uma espécie de cercamento elétrico. “Esses animais haviam sidos furtados tempos atrás.
A vítima do furto acabou reconhecendo uma égua que era de sua propriedade o que já foi o suficiente para efetuar o flagrante”, destacou a delegada. Ainda outros dois homens que estavam juntos foram conduzidos também para a DPPA e responderão pelo crime de maus tratos a animais.
Müller ressaltou a atuação da Brigada Militar e da Policia Civil que prendeu os dois homens considerados os maiores abigeatários da região do Itaquatiá, que é recorrente neste tipo de crime. “Frequentemente estamos cumprindo mandados lá. Um dos presos deve responder por receptação e também por crueldade a animais, pois ele foi acusado de matar uma égua com arma branca”, relatou a Giovana Muller.