A Ferradura dos Vinhedos está crescendo. O que antes era um sonho, agora é uma realidade. Desde que foi criado em 2013, como projeto de extensão da Unipampa, campus Sant’Ana do Livramento, o roteiro turístico vem ganhando, ano após ano, novos empreendimentos familiares que buscam apresentar aos visitantes um pouco da nossa história, cultura, gastronomia e hospitalidade. O roteiro que, inicialmente, foi pensando em abranger passeios em olivais e vinícolas, hoje, conta com pequenos e grandes empreendimentos que estão gerando emprego e renda para muitas famílias.
Recentemente, o roteiro Ferradura dos Vinhedos foi contemplado entre oito projetos para fazer parte do programa Experiências do Brasil Rural, desenvolvido pelo Mapa e Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal Fluminense que visa impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, e dar apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como para a comercialização de produtos e serviços.
Na última quarta-feira (4), ocorreu uma visita técnica no projeto “Experiências do Brasil Rural”, onde os próprios empreendedores que fazem parte do roteiro Ferradura dos Vinhedos puderam se conhecer e trocar experiências, quando muitos deles pela primeira vez tiveram a oportunidade de ver, ouvir e experimentar os produtos e serviços que oferecem aos turistas. A visita teve como ponto de partida um novo empreendimento que será inaugurado em breve no formato de paradouro e loja de produtos na entrada da cidade, na BR 158, seguido pelo café Campeiro da Família Peres, visitação e degustação ao Olival Olivopampa, da família Rotondo, visitação guiada as Vinícolas Almadén e Cordilheira de Sant’Ana encerrando o tour pela Casa Albornoz.
Segundo Andrea Cavalheiro, patroa do CTG Presilha do Pago, entidade que também faz parte do projeto, o passeio foi uma grande oportunidade de todos os operadores de turismo da fronteira se conhecerem mais profundamente. “Foi muito bom ver alguns deles dizendo ‘eu nunca tinha feito esse passeio’, acredito que a partir de agora cada um deles poderá falar com mais propriedade sobre a Ferradura e suas potencialidades”.
Já para o gerente operacional da Vinícola Almadén, Fabrício Domingues, a visita técnica serviu para uma troca de ideias entres todos os participantes. “Foi muito bom. Assim a gente pôde se conhecer melhor e, principalmente, todos os empreendimentos. Inclusive, a Almadén está com um novo projeto que em breve deve ser apresentado que irá contribuir ainda mais para o setor nossa região”.
Novos empreendimentos à vista
Com a estruturação da Ferradura dos Vinhedos, novos negócios estão surgindo, como explica o engenheiro e empresário Juliano Vallejo que, em breve, inaugurará um novo empreendimento na BR 158 na entrada da cidade com foco no atendimento ao turista, além de proporcionar um novo espaço de lazer para os fronteiriços. Juliano disse ter ficado impressionado com a qualidade dos serviços que estão sendo ofertados em nosso município. “Nós inauguraremos o espaço em breve. O objetivo é proporcionar um ambiente rústico e aconchegante que nos remeta a casa dos avós. Sou um colecionador, então, muitas das peças que juntei por vários anos vão estar ali para apreciação. Fiquei muito impressionado com tudo que vi durante a visita. Todos estão de parabéns, são produtos excelentes. Como sou morador da região, fico feliz todo esse crescimento”, complementou.
Por fim, o guia turístico uruguaio e coordenador do Festival Internacional do Cordeiro, Enrique Puentes, destaca ainda que o governo do Uruguai está também com os olhos voltados para a fronteira a fim de colaborar com o desenvolvimento da região. Segundo o operador de turismo, nos próximos meses será lançada uma plataforma chamada “Destino Binacional” que contará com todas as informações turísticas de Sant’Ana do Livramento e Rivera, dicas de hospedagem, histórico da região e gastronomia.