O novo intervalo entre as doses das vacinas contra a covid-19, da Pfizer e AstraZeneca, já está em vigor desde segunda-feira (12), no estado. A secretária estadual da saúde (SES), está orientando redução de duas semanas no intervalo das doses desses imunizantes, com o objetivo de conter o avanço da variante Delta.
De acordo com a SES, a distribuição das vacinas da AstraZeneca começá nesta quarta-feira (14), para as 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS), e os mesmos devem ser direcionados para quem recebeu a primeira dose há 10 semanas. Quanto as vacinas da Pfizer, até o início de agosto não há previsão de intervalo de 10 semanas.
A decisão foi tomada após as suspeitas de dois primeiros casos da variante Delta no estado do Rio Grande do Sul. As amostras foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e os resultados devem sair até sexta-feira (16).
O adiantamento desse intervalo entre as duas imunizantes, assim como o calendário da aplicação é de responsabilidade dos municípios.
Debora Castro