sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Edifício Vivaldino Maciel é interditado

Bombeiros orientaram a saída dos moradores das 56 unidades comerciais e de moradia
Foto: Marcelo Pinto/AP

O Corpo de Bombeiros interditou, na tarde de sexta-feira (02), o edifício Vivaldino Maciel, localizado na rua dos Andradas, no centro de Sant’Ana do Livramento. Segundo os bombeiros, há risco estrutural de desabamento.
De acordo com o comandante do 1º Pelotão de Bombeiros Militar de Sant’Ana do Livramento, Sargento Emerson Flores, foi feita uma denúncia de rachaduras nas paredes e, durante a manhã, o Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a vistoria no edifício, quando foi constatado um colapso estrutural do prédio e incompleta presença de medidas de prevenção, sendo necessário a interdição e a retirada dos moradores do local.
“A gente recebeu uma denúncia para fazer uma vistoria extraordinária, pois o local estava com rachaduras nas paredes, o nosso setor de prevenção veio no local, fez a vistoria, perto do meio dia que constatou a denúncia, esses afundamentos do piso que colocaram em risco a estrutura do prédio”, disse o Sargento Emerson. E finalizou: “por esse motivo o local está sendo interditado”.
Há relatos de que o piso do prédio estaria afundando e as paredes dos apartamentos e dos corredores com rachaduras em todo o comprimento. O Setor de Prevenção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros aguarda laudo estrutural feito por um engenheiro que afirme que não há risco à segurança das pessoas residirem no prédio. O edifício centenário conta com mais de 56 unidades, entre apartamentos e salas comerciais, nas ruas dos Andradas e rua Conde de Porto Alegre. Não se tem ao certo o número de moradores residentes.
O prédio centenário abrigou o Grande Hotel Jantzen. Antes, na década de 30, o prédio Vivaldino Maciel foi adquirido pela família Apoitía, sendo vendido ao empresário Jantzen na década de 40, que instalou o hotel. No ano de 1954, Vivaldino Garcia Maciel tornou-se proprietário, transformando nos anos 60 por sua família em um edifício de apartamentos, onde teve sua obra concluída em 1972.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os