À frente do Comando Regional da Fronteira Oeste (CRPO–FO) há pouco mais de uma semana, quando recebeu o cargo no dia 25 de junho do corrente ano em solenidade no quartel da Brigada Militar, o Tenente Coronel Márcio José Rosa da Luz conversou com a reportagem do Jornal A Plateia e disse estar muito honrado em poder comandar uma região tão importante como é a fronteira oeste do Rio Grande do Sul.
O CRPO–FO é responsável, por administrar a execução das atividades de Polícia Ostensiva nos vinte e dois municípios de sua circunscrição que possui uma área de abrangência de 66 mil Km² (cerca de 23% do RS) e população estimada em 750 mil habitantes (cerca de 7% do RS), fazendo ainda fronteira seca e fluvial com o Uruguai e Argentina por mais de 900 km.
Por todos esses fatores, o comandante diz que este será um desafio inédito em sua carreira, e que irá trabalhar de maneira integrada com as forças de segurança sempre buscando proporcionar melhores condições para os policiais. “Sem dúvida é um grande desafio, por conta de todas as características marcantes da região, entre elas as distâncias entre as próprias unidade da Brigada. Inclusive, já estive reunido com os comandantes de todas as unidades que me passaram um diagnóstico da criminalidade na região que está muito ligada à questão do abigeato. E a minha própria vinda para cá está ligada ao combate a esse tipo de crime, pois iremos trabalhar em conjunto com o Tenente Coronel Zinga que assumiu o 2º RPMon e é o representante da Brigada Militar junto a diversas comissões tanto no Governo do Estado, quanto no Governo Federal para tratar desta questão”, destaca.
0 Tenente Coronel Márcio Rosa comenta que neste sentido de unir as forças, a Fazenda da Lolita e sua história de formação de policiais aptos para a atuar na região terá um papel fundamental daqui para a frente com a retomada de diversos cursos de capacitação e aperfeiçoamento no local. “Livramento é privilegiada por possuir a Fazenda Lolita, e nós queremos utilizá-la em cursos de aperfeiçoamento. Pela expertise que tenho de trabalhar no Departamento de Ensino e comandar a Escola de Formação da Brigada Militar por muitos anos. Então, a gente pretende resgatar esse centro de treinamento para capacitar os policiais da região e de fora no combate ao abigeato. Além disso, nós vamos incrementar a atuação da Operação Avante Rural que já atua nesta área”.
O comandante destaca ainda que uma das suas principais características será a busca por condições melhores de trabalho aos policiais, principalmente aqueles que estão nas ruas todos os dias fazendo a segurança da população. “A região é bastante grande, mas nós estaremos sempre apoiando as ações dos comandos e sempre que possível junto com os policiais. Conversando e orientando, sabendo deles de que forma podemos melhorar o seu ambiente de trabalho e entregar um serviço de excelência para a comunidade”, diz o comandante.
Justiça determina que Câmara vote o projeto que cria a Guarda Municipal em Livramento
Decisão diz que vereadores não são obrigados a aprovar o texto, mas não podem arquivá-lo sem a devida apreciação