seg, 25 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Bastidores – Cofrinhos arrecadam doações para ações voluntárias pela causa animal

Já nos próximos dias os consumidores que realizarem suas compras em supermercados e outros estabelecimentos da fronteira deverão encontrar recipientes adaptados a partir de embalagens de leite em pé para o recebimento de doações em dinheiro para ajudar no trabalho voluntário de proteção aos animais. O grupo “Focinhos de Sant’Ana”, que reúne pessoas que lutam contra os maus tratos e ao direito dos animais à vida digna, além de recolher e buscar lares temporários para animais em situação de rua, também promove ações de castração e atendimento veterinário, custeando as iniciativas com recursos dos próprios voluntários. A arrecadação de doações através dos “cofrinhos” vai ajudar nesse trabalho. Esta semana, o ativista social Paulo André Aranda, o “Padé”, e a professora Ana Lúcia Silva, representando o grupo, estiveram com o gerente do supermercado Rede Vivo e disponibilizaram cofrinhos que deverão ser expostos para receber doações dos consumidores interessados.

Estrutura de Recuperação

Além de todas as novidades que pautaram as informações sobre o Complexo Hospitalar Santa Casa, esta semana, a conclusão do processo de implantação de uma nova Sala de Recuperação para pacientes pós-cirúrgicos. A estrutura, que até agora ocupava uma das cinco salas dentro do próprio bloco cirúrgico, agora funcionará em um espaço ocioso que havia sido preparado para receber o setor de hemodinâmica mas que acabou não sendo operacionalizado. Assim, quando se prepara para voltar a viabilizar as cirurgias eletivas, o Complexo Santa Casa passa a contar com estrutura dotada de seis leitos, especial e específica para acolher os pacientes logo após as cirurgias, liberando mais uma sala no bloco cirúrgico.

Mais R$ 250 mil

A luta pela recuperação das melhores condições de atendimento à população, pelo Complexo Santa Casa, envolve a todos. Esta semana, o vereador Romário Paz conseguiu com o deputado federal Márcio Biolchi a confirmação de que foi destinado, no Orçamento da União, uma verba do Ministério da Saúde para o hospital, no valor de R$ 250 mil. Segundo Romário, a liberação do recurso depende do cadastramento de projeto pelo Município.

Fé é essencial


O reconhecimento da prática da atividade religiosa como essencial para a população em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais já é lei no Rio Grande do Sul desde dezembro do ano passado, graças a uma proposição do deputado estadual Reverendo Airton Lima aprovada por unanimidade pelo Legislativo gaúcho. Essa semana, o regramento foi formalmente apresentado ao pastor Jaci Rodrigues, da Igreja Batista Nacional em Livramento, pelo chefe de gabinete do Deputado, Jocimar Santos de Jesus, que trouxe ao município o texto da lei, em documento assinado pelo próprio deputado Airton Lima, pelo governador Eduardo Leite e pelo Missionário Solon Soares, presidente da CED-RS.

Progresso doce – e sem ferrão


A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade projeto de Lei de autoria dos vereadores Sargento Alvienes e Jovani Romarinho (foto), instituíndo política municipal para o desenvolvimento, expansão e incentivo da Meliponicultura em Livramento. O projeto era uma proposta antiga do vereador Alvienes e encontrou em Romarinho a parceria e incentivo necessários para avançar definitivamente e tem tudo para ajudar no crescimento e qualificação do setor no município, que já é considerado um dos maiores produtores de mel do País. Com a lei aprovada, Alvienes e Romarinho querem proibir a produção, distribuição e plantio das árvores tóxicas às abelhas e beija-flores, estimulando a proteção e resgate de abelhas silvestres. A Lei incentiva a criação de abelhas sem ferrão, um nicho que está crescendo paulatinamente no Rio Grande do Sul. “Assim, ajudaremos o desenvolvimento econômico dos meliponicultores locais, o que irá gerar trabalho e renda para esse segmento”, aposta o vereador Sargento Alvienes.

Imprensa

Inesperadamente,a imprensa – que sempre assiste e registra a tudo mantendo a necessária distância dos fatos – virou notícia: desde a manhã de sex ta-feira, os profissionais empregados nos veículos de comunicação locais começaram a ser vacinados contra a Covid-19.

Doble-chapas

Livramento ganha a chance de melhorar muito sua posição no ranking gaúcho da vacinação (que, inclusive, oferecerá premiação para os melhores resultados): precisa incluir o número de santanenses já vacinados em Rivera.

Paratleta da APAE Bruno Carossio recebe honraria do Comitê Brasileiro Paralímpico

Neste sábado 23 de novembro, Bruno Armando Lamp Carossio, paratleta santanense da APAE, recebeu na capital dos gaúchos, a honraria “Mizael Conrado” ofertada pelo Comitê Brasileiro Paralímpico como destaque em 2024. A cerimônia foi realizada no Clube do Professor Gaúcho em Porto Alegre, Avenida Guaíba, nº 12060, bairro Ipanema – Porto Alegre, às 20h. O paratleta esteve acompanhado da professora