A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas iniciou as atividades para a realização de mais uma Semana Farroupilha em Sant’Ana do Livramento. Durante o primeiro encontro, que ocorreu no dia 16 de junho no auditório do 2° RP Mon, o tradicionalista Leonardo Soares foi reeleito pelas entidades e representantes das coopromotoras como presidente da comissão. Participaram do encontro, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer Sandra Pontes, o Major Aníbal Menezes da Silveira representando o 2° RP Mon, a coordenadora da 19° CRE, Ana Alice Campagnaro, junto aos representantes de cada uma das entidades tradicionalistas.
Leonardo Soares que esteve representando a 18° RT no encontro, disse se sentir muito honrado em poder continuar à frente da comissão e dar sequência ao trabalho realizado nos últimos anos. Segundo o presidente, alguns pontos já ficaram acordados durante a reunião como o acendimento da Chama Crioula que será em nível regional no dia 5 de setembro quando o Grupo Santanense de Cavalgadas irá buscar a centelha e trazer para Livramento. “Eles, o grupo oficial do nosso munícipio, irão fazer o trajeto de ida e volta a cavalo. Eles deverão fazer a entrega da Chama no dia 14 aqui no município – destacou.
Conforme a fala do presidente, a grande novidade deste ano será o local de Acendimento da Chama Crioula no município e também da caseriada, que irá acontecer na Casa de Cultura e Museu Davi Canabarro na Avenida 24 de Maio. O local foi escolhido pelas entidades. “A nossa próxima reunião será no dia 30 de junho onde vamos discutir mais afundo detalhes como: protocolos sanitários, distribuição da Chama, a situação dos cavalarianos e outros”, disse o presidente.
Neste ano, o tema dos festejos farroupilhas do Movimento Tradicionalista Gaúcho são os Caminhos de Anita, valorizando a mulher gaúcha e relembrando a história de Anita Garibaldi e seus feitos.
Acidente com mortes
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF. Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido