A chuva forte e volumosa anunciada pelos principais portais de meteorologia para a região da fronteira oeste e campanha gaúcha atingiu Santana do Livramento ainda na noite de ontem. Embora a presença de atividade de descargas elétricas tenha sido bastante intensa, a defesa civil do munícipio não registro nenhum transtorno por consequência dos acumulados que passaram dos 100mm em poucas horas, conforme fontes não oficiais.Já os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) divulgou ainda pela manhã que o maior acumulado de chuva foi para o munícipio de Alegrete que registrou 115mm, enquanto em Livramento os dados oficiais do centro de monitoramento na região do Apa do Ibirapuitã foram de 97mm.
Segundo as mensagens enviadas por ouvintes da Rádio RCC FM 95.3 localidades como a Florentina registraram 105mm, Pedregal 115mm, Passo das Pedras 110mm, 98,5 mm na região do Caty e 98mm na Vila de Santa Rita.
E como fica o tempo?
No decorrer do dia, a frente avança rapidamente e traz chuva para todas as regiões, mas com menores volumes à medida que o sistema enfraquece. O contraste de temperatura na chegada da frente e a presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera favorecem a ocorrência de vento localmente forte a intenso na mudança do tempo em muitos locais. Há risco de vendavais. Antes da chegada da frente fria, vento Norte forte em diversas regiões com temperatura alta para junho na madrugada.
O tempo melhora rapidamente com o deslocamento acelerado do sistema frontal e o sol aparece com nuvens à tarde em muitas cidades no Oeste, no Centro e no Sul, onde faz frio à noite, quando ocorrem as mínimas do dia.
Fonte : Metsul
Fotos : Matias Moura/AP