Instituições de ensino superior e técnico de Sant’Ana do Livramento, em conjunto com a iniciativa privada e órgãos públicos, estão realizando uma pesquisa que pretende apurar o número de casos subnotificados de contágio da Covid-19 no município. A pesquisa foi construída pela UERGS, Unipampa e IFSul com a ajuda da Udelar, da UTEC e da UFPel que forneceu a estrutura metodológica do estudo. Além desses se uniram ao processo: a Receita Federal, a Intendência de Rivera, Departamento de Saúde de Rivera e o Ministério de Saúde do Uruguai que doou os testes. A aplicação dos questionários ficará a cargo dos estudantes da área da saúde do Polo Anhanguera e da Exattus. Os laboratórios Fronteira e Dr. Pio, por sua vez, colaboram com a cedência de profissionais e equipamentos para a coleta de sangue.
A pesquisa consiste na apuração de pessoas que não tiveram conhecimento, mas foram infectadas pelo Coronavírus, através da extração gratuita de amostras de sangue e aplicação de questionário sobre as condições socioeconômicas durante a pandemia.
Além desses dados, a pesquisa pretende calcular a taxa local de letalidade durante a pandemia, desenvolver conhecimentos científicos partindo da realidade local e propiciar aos santanenses exame de sangue de forma gratuita.
Para participar da pesquisa é preciso ser maior de 18 anos, residir em Sant’Ana do Livramento, não ter recebido a vacina e não ter testado positivo para Covid-19.
De acordo com o Eliézer Oliveira, professor do IFSul, essa pesquisa é binacional e realizada em dois momentos, no Uruguai ela já foi executada e no Brasil, por questões burocráticas só pode ser realizada agora. “Os testes já foram realizados no Uruguai, e nós por uma questão burocrática e aduaneira, só podemos realizar a pesquisa agora. As pessoas que querem participar, devem se dirigir ao posto de saúde, no dia e horário da coleta e lá vai ser coletado uma amostra de sangue e vai responder a um questionário que medirá os impactos socioeconômicos da pandemia no município”, destacou Eliezer.
Os interessados em participar da pesquisa, que inicia na próxima segunda-feira (21) e se estende até a sexta-feira (25), podem agendar horário pelo telefone (55) 3244-5354 – ramal 2 ou procurar o posto de saúde mais próximo nos dias que irão ocorrer as coletas.
Dois Veículos fazendo “racha” na Avenida João Goulart provocam grande acidente com danos materiais
Na madrugada deste sábado, 23 de novembro, a Brigada Militar atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito na Avenida João Goulart por volta da 1h30. Conforme o Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, o acidente teria sido causado por conta de um “racha” envolvendo um veículo VW Gol cinza e um veículo Peugeot