A falta de médicos nas UBSs já faz parte do cotidiano de quem precisa de atendimento. Desde o fim do ano passado, em alguns postos de saúde, como é o caso da ESF I do Armour, o problema é enfrentado pelos usuários do serviço. A unidade continua sem especialistas para atendimento, o que poderia acarretar na perda da Estratégia de Saúde da Família no local.
Segundo o Secretário de Saúde, Paulo Vargas, a SMS está contratando um médico através do Programa Mais Médicos e um deles atenderá a ESF I do bairro Armour, fazendo com que a Estratégia de Saúde continue ativa. Questionado sobre a possibilidade de encerramento do serviço no local, Vargas informou que o Governo do Estado prorrogou esse prazo. “Teoricamente seriam seis meses para perder a Estratégia de Saúde de Família, mas agora não, houve mudanças vindas do Estado. Está chegando um médico do programa Mais Médicos no dia 23, então nós não vamos perder”, declarou o secretário da Saúde.
Enquanto isso, na Câmara de Vereadores tramitam dois projetos de lei para contratação em caráter emergencial de profissionais para a área da saúde. Dentre os cargos, estão mais de 50 médicos especialistas das mais diversas áreas médicas. De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, a votação no Legislativo ocorrerá na próxima quarta (16). “Temos dialogado bastante com o Poder Legislativo, explicamos os detalhes do projeto, agora aguardamos a votação na semana que vem”, contou.
Quanto aos projetos que tramitam na Câmara de Vereadores, o presidente Enrique Civeira (PDT) relatou que, pelo fato da Secretaria Municipal de Saúde não ter encaminhado os projetos em caráter de urgência, os mesmos seguem a tramitação normal no Legislativo. “Após o secretário Paulo falar comigo, pedi para o vereador Galo realizar o pedido de urgência, logo vai para as comissões na terça e será votado na quarta-feira”, adiantou o vereador.
Dois homicídios em pouco mais de 24h na Fronteira da Paz
Desta vez o crime aconteceu na cidade de Rivera/UY, nesta quarta-feira (25), feriado natalino