Neste sábado, 12 de junho, data instituída como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o Conselho Tutelar, representantes das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Cras, Creas, Pim, COMDICA, além dos demais integrantes da rede de proteção, estarão no centro da cidade, das 9h às 12h, conversando com a comunidade sobre o trabalho infantil.
O trabalho de conscientização para diminuir os índices de crianças em situação de exploração pelo trabalho infantil vem crescendo a cada ano tanto na zona rural, quanto na zona urbana. Esse aumento propicia dificuldades no âmbito escolar, causando repetência e evasão escolar.
Caracteriza-se como trabalho infantil toda forma de trabalho realizado pela criança ou adolescente abaixo da idade permitida, de acordo com a legislação de cada país. Aqui no Brasil o trabalho é permitido a partir dos 16 anos, salvo como jovem aprendiz a partir dos 14 anos. Também não é permitido nenhum tipo de trabalho perigoso, noturno, insalubre ou que coloque em risco a vida de uma criança ou adolescente.
De acordo com o conselheiro tutelar, Romário Coelho, durante a próxima semana acontecerão ações e reuniões nas escolas do município. “Durante a semana teremos formações com as equipes diretivas das escolas, levando o projeto de conscientização e educação para erradicar o trabalho infantil, feito pelo Conselho Tutelar”, relatou Romário Coelho.
Para a assistente social do CREAS, Júlia Guedes, o trabalho de conscientização dos pais, das famílias e dos adultos que vivem com as crianças, é feito diariamente, afirmando a responsabilidade com aquela criança.
Dois homicídios em pouco mais de 24h na Fronteira da Paz
Desta vez o crime aconteceu na cidade de Rivera/UY, nesta quarta-feira (25), feriado natalino