O doutor em Cardiologia Euler Manenti, conhecido como Peninha, assumiu recentemente a Direção Médica do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. A assunção ao cargo se deu após 32 anos de trabalho na instituição que tem várias prioridades de estudos, entre elas estão as doenças cardiovasculares, traumatológicas, neurológicas e oncológicas. “Em primeiro lugar, gostaria de abrir as portas do Hospital Mãe de Deus, um dos dez melhores hospitais do Brasil. Uma grande potência especial de grande qualificação”, afirmou Peninha.
O médico é doutor em Cardiologia pela UFRGS, mestre em Cardiologia pelo IC-FUC e especialista pela Associação Brasileira de Terapia Intensiva. “Nesses 32 anos aqui no hospital, trilhei vários caminhos: primeiro o da Terapia Intensiva, depois o de Cardiologia. As doenças cardiovasculares são um dos dois grandes serial killers que nós temos em nossas cidades. Um em cada três homens vai falecer por doenças cardiovasculares. Uma, em cada três mulheres, acima dos 65 anos, infelizmente vai morrer de doença cardiovascular”.
Ao falar à comunidade santanense, o Peninha fez um alerta com relação às demais doenças que continuam existindo, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. “Hoje nós não estamos vivendo apenas em uma pandemia, mas com três grades pandemias: a pandemia da obesidade; a pandemia da diabete tipo 2; e a pandemia da Covid-19. Pensando assim, o Hospital Mãe de Deus se coloca como um centro de estudo e pesquisa de cuidados nessas áreas para fazermos prevenção”, afirmou. E complementou. “Têm muitos pacientes que estão com a visão de que vão se contaminar no hospital, isso não é um acontecimento real, porque hoje os hospitais têm trilhas seguras para o atendimento dos pacientes. É um alerta que eu deixo para a população: converse com o seu médico. Hoje, a telemedicina é uma realidade que pode ajudar nesse contexto”.
Dois homicídios em pouco mais de 24h na Fronteira da Paz
Desta vez o crime aconteceu na cidade de Rivera/UY, nesta quarta-feira (25), feriado natalino