No fim da tarde desta quarta-feira (9), viralizou nas redes sociais um vídeo que continha uma briga entre um paciente e um servidor da saúde. O fato ocorreu na manhã da quarta em frente à Unidade Básica de Saúde da rua Daltro Filho.
Segundo o relato do paciente envolvido nas cenas de violência, o servidor público dos Correios, Jeferson Rocha da Costa, que estava de jaqueta cinza, ele aguardava na fila para agendar uma consulta para uma amiga, quando ao chegar sua vez de ser atendido foi informado que não era mais o horário de marcar consultas.
“Meu questionamento, foi talvez, em desacordo com a ausência de informações de horários. Durante o diálogo, a discussão, chegou o rapaz já me empurrando, o que não mostra no vídeo, de forma petulante. Quando eu pedia para que ele não me tocasse mais, não me empurrasse mais, coisa que ele estava fazendo, vindo me esfregar o crachá na cara, aí infelizmente eu perdi as estribeiras. Não fui eu que furei a fila, não fui que cheguei às seis e meia da manhã querendo provocar os funcionários. Quem me conhece sabe que não sou disso. Peço desculpas e peço que seja revisto a forma de tratamento e atendimento ao público naquele local”, relatou Jeferson Costa, que sente envergonhado e extremamente arrependido do acontecido.
O servidor da Unidade Sanitária, Fernando Maica, disse que poderia falar após uma reunião administrativa. “Não posso falar nada, amanhã terei reunião administrativa com meus chefes e superiores para passar o ocorrido, qualquer coisa entrem em contato com o secretário de saúde para saber mais”, declarou Fernando Maica.
A Prefeitura enviou uma nota à comunidade santanense na noite de quarta sobre o acontecido. “O governo municipal de Sant’Ana do Livramento vem através desta nota, manifestar total repudio e inconformidade com a postura de um cidadão usuário do sistema de saúde que no dia de ontem (08/06), agrediu fisicamente um funcionário público no exercício de suas funções, na Unidade Sanitária, localizada na rua Daltro Filho. O servidor já registrou ocorrência policial pela agressão covarde sofrida, sendo a questão também tratada nessa esfera administrativa”.
A Reportagem entrou em contato com o secretário da saúde Paulo Vargas, pedindo um posicionamento oficial da Secretaria e o mesmo informou que no dia de hoje haveria reunião com o servidor e os responsáveis pelo posto de saúde e logo após se posicionaria.