Confira os políticos que já colocaram seus nomes à disposição para concorrer nas eleições gerais
Doze políticos de Sant’Ana do Livramento já colocaram à disposição os seus nomes para as eleições deste ano. O número expressivo para uma cidade com pouco mais de 73 mil eleitores, já não é mais nenhuma novidade para um pleito de eleições gerais. Além da variedade de nomes já anunciados, o que chama a atenção, também, é a pluralidade partidária encontrada entre os pré-candidatos.
Grande maioria dos nomes já divulgados é conhecida pelo eleitorado santanense. O vereador Aquiles Pires (PT), por exemplo, concorrerá a uma vaga na Assembleia Legislativa. O advogado – que é conhecido no ramo trabalhista na região atua na representação de trabalhadores da área da Saúde.
O vereador Germano Camacho (PTB) também é pré-candidato à deputado estadual. O policial civil sempre atuou no ramo ferroviário, assim como seu pai, o ex-vereador Luciano Camacho. Ele atua há um tempo nas associações responsáveis pelas revitalizações do ramo ferroviário.
Maurício Galo del Fabro (PSDB) também concorrerá. O vereador, que atua na representação dos produtores rurais de Livramento no parlamento. Galo já colocou à disposição do PSDB para concorrer à vaga na Capital.
O agente da Polícia Federal Marco Monteiro (REDE) já confirmou o seu compromisso em concorrer nas eleições. O vereador participará da representação no Rio Grande do Sul do Sindicato dos Policiais Federais.
Outro nome do Partido REDE é o do jovem escritor Rafael Castro. O paraense colocou o seu nome à disposição nesta semana para também concorrer à uma vaga na Assembleia Legislativa. O jovem ficou conhecido pelo seu livro “Financiando Sonhos” e suas atividades sociais em Livramento.
O vereador Ulberto Navarro – Garrão (PDT) também tentará a vaga na corrida. O advogado levantou a bandeira do esporte amador nas eleições passadas, quando ele se elegeu vereador.
A ex-vereadora Carine Frassoni (MDB) voltará à corrida à deputada estadual, como em 2014. Amiga do Governador Sartori, Carine tem cargo de representação em coordenação do programa Consulta Popular na Fronteira Oeste.
Quem tentará a reeleição será o deputado estadual Edu Olivera (PDT). Edu assumiu a vaga no Parlamento Gaúcho no fim do ano passado, depois da cassação do mandato do deputado Jardel. Edu é ex-vereador e ex-vice-prefeito de Livramento.
Além disso, Livramento já garantiu nomes à corrida para a Câmara Federal. Josué Rodrigues (PCdoB) foi o primeiro a fazer o anúncio de sua pré-candidatura. Conhecido babalorixá de Livramento, é reconhecido internacionalmente pela prática da religião, sendo que ele é o único político assumidamente representante do Povo de Terreiro no Rio Grande do Sul.
O segundo anúncio foi feito por parte do vereador Carlos Nilo (Progressistas). Nilo espera obter apoio de pais e amigos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, por cuja inclusão vem trabalhando em todo o Estado, inclusive com seminários.
Mari Machado (PSB) foi a terceira a fazer o anúncio oficial. Diante dos últimos acontecimentos no Executivo Municipal, a Vice-Prefeita disse que, por ter sido afastada do Governo pelo prefeito Ico Charopen (PDT), pensou em uma outra forma de colaborar com os santanenses que confiaram o seu voto na chapa que a elegeu como segunda mandatária do Município. Mari tem uma trajetória política marcada por ações voltadas à Assistência Social.
Ao longo do último mês Fernando Pina (REDE) também colocou o seu nome à disposição para concorrer uma vaga a deputado federal. O discente da Unipampa foi ativista no campus local da universidade. Em suas redes sociais fala em buscar um País com menos desigualdade social.
Por: [email protected]