Mundial movimenta economia local com a tradicional venda de figurinhas. Somente na banca do Bocha foram vendidos mais de 50 mil unidades
Em ano de mundial o comércio aproveita para faturar com a venda de produtos esportivos e objetos referentes ao tema. E nada mais tradicional que o velho e bom álbum de figurinhas. Quem nunca, quando criança teve esse passatempo. Mas se engana quem acha que colecionar álbuns das copas é coisa somente de criança. Hoje pessoas de todas as idades possuem este hobby.
Uma delas é a estilista Lígia Barrios Araújo de 70 anos, que por volta dos anos 2000, começou com sua coleção motivada pelo nascimentos dos netos e hoje é conhecida como a avó das figurinhas entre os colecionadores. “Meus netos estavam nascendo naquela época, então pensei vou fazer algo que possa deixar de lembranças para eles. É um passatempo que eu gosto de fazer. Tenho três netos e eles adoram essa função” disse ela.
Todos os sábados quando acontece a tradicional troca de figurinhas na Praça José Bonifácio, Lígia está lá negociando com a criançada, fato que lhe rendeu o apelido “Vó das figurinhas”. “É assim que todo mundo me chama e não é só as crianças mas pessoas adultas também. Porque eu fecho os meus álbuns e também para muitos outros amigos. Na copa de 2014 no Brasil, foram 23 álbuns feitos. Este ano é um pouco menos vão ser 15 álbuns. Tem pessoas de outras cidades que me ligam para conseguir figurinhas. As minhas clientes também me pedem ajuda inclusive as uruguaias “destacou.
Negócio de todas as idades
Para o empresário Maurici Cavalcante de Oliveira, proprietário da Banca do Bocha, este hooby além de movimentar as vendas em ano de copa, uni pessoas de todas acaba por unir pessoas de todas as idades. “Isso é o melhor de tudo. A muito bonito de ver famílias inteiras trocando figurinhas aqui nos finais de semana, pais e filhos que mantem essa tradição viva. É uma integração também entre brasileiros e uruguaios. Sem falar na questão comercial nós tivemos este ano uma grande comercialização. Todos os álbuns que nós tínhamos nós vendemos, e nas figurinhas nós já vendemos mais de 50 mil unidades. Foi o nosso melhor ano” disse.
Por: [email protected]