A tecnologia está cada vez mais presente na pandemia e, agora, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está disponibilizando a realização da prova de vida através do aplicativo “SouGov.br”.
Esse novo metódo vem para trazer mais segurança aos idosos e aos funcinários das agências bancárias, que estão se arriscando diariamente para a realização da prova, uma vez que idosos são considerados do grupo de risco para a Covid-19.
Confira o passo a passo:
1º Passo:
Acesse o aplicativo SouGov.br e, na página inicial, clique nas linhas ao lado do nome SouGov.br e depois na opção “Prova de Vida” para saber se a sua situação está “Regular, “Pendente” ou “Em Atraso”.
2º Passo:
Podem aparecer três situações na tela:
Regular: significa que você não precisará realizar o procedimento de comprovação da Prova de Vida.
Pendente: significa que você está dentro do ciclo, de três meses, para realizar a Prova de Vida. Clique em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o procedimento.
Em Atraso: significa que você ultrapassou o período de três meses para realizar a Prova de Vida, mas é possível fazer o procedimento mesmo assim. Clique em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o procedimento.
3º Passo:
Leia com atenção as orientações e depois clique em “Entendi! Abrir Meu gov.br”, para ser direcionado para o aplicativo Meu gov.br .
4º Passo:
No aplicativo “Meu gov.br”, clique em “Entrar com gov.br”. Digite o seu CPF e clique em “Avançar”, em seguida, digite sua senha e clique em “Entrar”:
5º Passo:
Clique em “Autorizar” e depois em “Realizar Validação”:
6º Passo:
Clique em “Permitir”:
7º Passo:
Siga o tutorial ou clique em “Pular”:
8º Passo:
Siga as instruções do aplicativo para realizar a Validação Facial e depois clique no botão marcado para tirar foto:
9º Passo:
Após receber a mensagem de sucesso da Validação Facial, volte ao aplicativo SouGov.br para consultar a situação da sua Prova de Vida.