Na manhã desta segunda-feira (24), os free shops voltaram a funcionar na vizinha cidade de Rivera, com as restrições sanitárias, após mais de dois meses com as portas fechadas. Cerca de 20 ônibus chegaram em Sant’Ana do Livramento, com o objetivo de realizar compras e abastecer os seus estoques para revenda.
Segundo a proprietária de uma das empresas de ônibus de turismo, vinda da cidade de Porto Alegre, a reabertura dos trouxe uma esperança de retorno financeiro, tanto para os free shop, quanto para o comércio em geral. “Eu acho super importante, para todo mundo. Respeitando as normas de segurança, nosso ônibus está cumprindo os 75% de ocupação, definidos pela Prefeitura de Livramento, máscara, álcool gel na porta, termômetro, como mando o figurino. Esse período parado foi terrível. Estaremos aqui duas vezes por semana, fortalecendo a economia”, declarou Micheli.
O decreto que autorizou a reabertura dos free shops, liberou também a abertura de academias respeitando os protocolos sanitários indicados pelo Ministério da Saúde Pública (MSP) do Uruguai, bem como o treinamento esportivo para equipes amadoras.