seg, 30 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 27 e 28.12.24

Prefeitura pede reintegração de posse de residências construídas em áreas verdes

Foto: Matias Moura

Cinco famílias receberam ordem de despejo, na manhã desta quarta-feira (19), no bairro Wilson. De acordo com os moradores da rua Mario Toscano Barbosa, o documento recebido pela fiscalização da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplama) dá o prazo de 20 dias para as famílias retirarem as casas construídas e todo o material que houver dentro do terreno.

De acordo com o relato feito por Nicoly Flores Leites, moradora que recebeu o documento, pela terceira vez em sua residência. “Já é a terceira vez que recebo a visita dos fiscais da prefeitura, da Seplama, e nos deram ontem a ordem pra nos retirarmos, deram 20 dias de prazos pra ser retirada a madeira do local e fazer a limpeza do local. Todo mundo que tá aqui é porque precisa, ninguém está aqui por brincadeira”, relatou.

Rene Adão Ilha Martins, outro morador relatou que não estava quando a fiscalização esteve na sua rua. “A minha casa está quase pronta, e não tenho outro lugar pra ir. Eu não recebi porque não estava em casa, mas também preciso sair. Eu já solicitei o número pra minha casa na Secretaria de Obras e ainda estou no aguardo pra poder solicitar água e luz”, relatou Rene Adão.

Segundo a Seplama, a secretaria está fazendo um levantamento para saber quantos terrenos de área verde foram doados ou cedidos. “As cedências não passaram pelo planejamento, e hoje não temos condições de saber quais são e quantas áreas foram cedidas. Os fiscais estiveram lá, a princípio a moradora não tinha documento pra apresentar. A Assistência Social já foi lá para fazer uma entrevista sócio econômica com as famílias, e após a procuradoria jurídica irá nos orientar sobre como proceder. Os nossos fiscais estão fiscalizando essas localizações para a gente catalogar tudo que foi cedido à revelia da secretaria de planejamento. E se as pessoas não tem documento pra apresentar, elas são notificadas, sendo área pública, nós temos que notificar”, declarou Celina Martines, secretária da Seplama.

 

Foto: Matias Moura
Foto: Matias Moura
Foto: Matias Moura

“Negrinho”: Mãe afirma que menino de 8 anos foi vítima de racismo em padaria local

Na manhã deste sábado (28), um caso de injúria racial envolvendo uma criança de 8 anos gerou repercussão em Sant’Ana do Livramento. Patrícia Cavalheiro, mãe do menino, relatou em suas redes sociais que seu filho foi chamado de “negrinho” por uma pessoa dentro de uma padaria próxima ao bairro onde moram. Segundo Patrícia, o menino foi ao estabelecimento para comprar

Homem agride idoso no Parque Internacional

Indivíduo com Múltiplos Antecedentes Criminais Agride Idoso nas Proximidades do Parque Internacional e é Contido pela População em Livramento