qui, 26 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

“O feijão estava bichado e o leite em pó com água”, relata depoente da CPI

Eliza Garcia foi a primeira a denunciar à Câmara de Vereadores sobre a condição dos alimentos que recebeu
A vereadora Eva Coelho fez os primeiros questionamentos à Eliza Garcia, na CPI dos Alimentos

A primeira depoente da semana, na Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI dos Alimentos, que investiga suposta destinação de donativos vencidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social, Eliza Garcia Carvalho, contou que foi até a pasta para receber uma cesta básica e quando chegou em casa percebeu que alguns alimentos estavam vencidos. “Estava uma água suja”, afirmou a dona de casa fazendo referência ao leite em pó que havia recebido.
O depoimento de Eliza aconteceu na última quinta-feira (13), no plenário da Câmara. Ela disse também que tem dois filhos com necessidades especiais, sendo um de 18 anos e a outra de 4 anos e que, por isso, procurou assistência na Secretaria. Segundo ela, foi mal atendida. “Eu ia lá e eles estavam sempre em reunião, nunca podiam me atender. Atendem muito mal”.
A depoente disse que recebe benefícios do Governo Federal, entretanto o valor é destinado somente a fraldas e remédios dos filhos.

PRÓXIMOS PASSOS

A investigação iniciou após parlamentares encontrarem alimentos vencidos no almoxarifado da Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (SMAIS) no início do ano, que supostamente foram distribuídos a famílias santanenses.
Nessa quinta, os parlamentares aprovaram em plenário a prorrogação dos trabalhos da comissão por mais 30 dias, com previsão de término dos trabalhos no dia 04 de julho. Os vereadores deliberaram também a convocação do procurador geral do município, para prestar depoimento nas próximas oitivas, bem como a convocação do diretor da empresa Ansus e os balanceiros da SMAIS.

Homem é preso por tentativa de feminicídio

Um homem de 34 anos foi preso na segunda-feira, 23 de dezembro, por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira. A Polícia Civil, por meio dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após representação da autoridade policial, cumpriu a prisão preventiva. O crime ocorreu no dia 19/12, no bairro Prado. A vítima já havia registrado outras ocorrências e possuía medidas

Idosa é conduzida para a DPPA após denúncia de maus tratos

Na tarde desta segunda-feira, 23 de dezembro, a Polícia Civil, através dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após denúncia de maus tratos envolvendo um cão, dirigiu-se a uma residência na Vila Kenedy, onde foi constatado que o animal estava sedento, desnutrido e em local sem limpeza adequada. A proprietária do animal, pessoa idosa, alimentou o animal e comprometeu-se