dom, 24 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Zeca Menezes, Presidente da Sicredi Essência fala sobre os 40 anos da cooperativa

A Sicredi Essência completa, neste mês, 40 anos de atividade na região com a atuação voltada a estar ao lado do associado e da comunidade promovendo o desenvolvimento regional. Confira a entrevista com o presidente:
Desde a fundação das primeiras cooperativas de crédito brasileiras, no Rio Grande do Sul, houve muitos períodos de crescimento e de adversidades observados no meio cooperativo. Como a Sicredi se organizou para ser uma das instituições financeiras cooperativas que mais cresce nos últimos anos?
A retomada do Cooperativismo de Crédito aqui no RS foi no início dos anos 80, as dificuldades foram enormes porque o país apresentava um momento de muitas dificuldades, de inflação, pouco acesso ao crédito, principalmente para o setor agropecuário. O poder de atuação era muito limitado. No início dos anos 90, a legislação foi melhorando e as cooperativas se organizando em centrais e sistemas. Eu acredito que no Sicredi, um dos pontos fundamentais para essa retomada do cooperativismo e crescimento, que teve a partir dos anos 90 foi a profissionalização dos seus dirigentes e do seu quadro de colaboradores.
Como surgiu a Sicredi na região da Campanha e Fronteira?
A Sicredi surgiu na nossa região, no início dos anos 80. Naquela época, usava-se o nome Credi, junto com o nome do município. Foi através dos líderes das cooperativas agropecuárias do estado do RS que faziam parte da Federação das Cooperativas de Trigo e Soja (Fecotrigo), liderados pelo Mário Kruel Guimarães um técnico que conhecia muito o cooperativismo, que foi feita uma mobilização em todas as cooperativas agropecuárias para que fossem constituídas essas cooperativas de crédito. Elas seriam muito importantes para a retomada da atuação e da gestão do crédito rural, aja vista que, o governo do estado da época estava com dificuldades de aportar recursos para o setor agropecuário.
No início do ano, a Sicredi anunciou que agora é Sicredi Essência. Pode nos contar o motivo dessa transição de nome?
A Central Sicredi Sul/Sudeste é responsável pela expansão do cooperativismo de crédito nos estados de Minas Gerais e Espirito Santo. Várias cooperativas se candidataram para esse processo de expansão, num primeiro momento para Minas Gerais e, no final do ano passado, para o Espírito Santo. O Conselho de Administração da nossa cooperativa, que atua em 11 municípios da região, aprovou e autorizou o estudo e o projeto para nossa expansão para o Espírito Santo. A partir dessa aprovação, nós levamos o projeto para quadro social, em uma Assembleia Geral Extraordinária, que apreciou o projeto de expansão. Nesta assembleia foi informado os motivos desta expansão.
Conte um pouco da sua história e o sentimento que é estar à frente da cooperativa.
Estar à frente da Sicredi Essência, principalmente agora quando completamos 40 anos é motivo de muita alegria e honra. Hoje, atuo no Conselho da nossa Central Sicredi Sul Sudeste, representando as cooperativas da nossa região. Todas as ações que estamos a frente tem o objetivo maior de atender as necessidades do associado. Tenho um sentimento de gratidão, pois em todos estes anos tive oportunidades de crescimento, formação, participação na comunidade e na vida dos associados, e colaboradores. Conhecemos as suas realidades e construímos um capítulo desta história de 40 anos.

Dois Veículos fazendo “racha” na Avenida João Goulart provocam grande acidente com danos materiais

Na madrugada deste sábado, 23 de novembro, a Brigada Militar atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito na Avenida João Goulart por volta da 1h30. Conforme o Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, o acidente teria sido causado por conta de um “racha” envolvendo um veículo VW Gol cinza e um veículo Peugeot

Escolinha de Futebol Monte Castelo do Clube Duque de Caxias realiza formatura no 7º RC Mec

O 7º RC Mec, de Sant’Ana do Livramento, foi palco, no dia 13 de novembro, da formatura da Escolinha de Futebol Monte Castelo do Clube Duque de Caxias. Na ocasião, o Sr. Ten.Cel. Luciano da Costa Dutra, comandante do Regimento, destacou a importância e os valores adquiridos com a prática do esporte na formação do cidadão. O Tenente-Coronel, em sua