Na segunda-feira (19) foi iniciado o ano letivo nas escolas do município de Sant’Ana do Livramento seguindo o modo remoto. Segundo a Secretária de Educação, Sandra Pontes o ano começou atrasado devido ao chamamento e posse dos aprovados no concurso público municipal para a área da educação. Algumas escolas estão com o quadro completo, porém outras ainda não, isso ocasionará em mais chamamentos para a ocupação de cargos ainda referentes ao concurso.
Com as aulas remotas a preocupação principal é a situação dos que tem pouco poder aquisitivo ou não tem como disponibilizar um celular ou computador para que o aluno compareça as aulas online. “Nossa maior preocupação é com estes alunos, este material tem que chegar para eles, a única maneira que temos é com o material impresso. Isso vai da equipe diretiva e como eles estão se organizando, nem todos tem o acesso à internet e eu acredito que os diretores estejam junto com os professores trabalhando para que este material chegue aos alunos, afinal eles têm este direito”, afirmou Sandra Pontes.
De acordo com a secretária, houve uma reunião de ano letivo em conjunto com todos os diretores das escolas onde foi comentado a obrigatoriedade de três calendários letivos, sendo eles: remoto, hibrido e presencial. “Em momento algum foi apresentado nem o hibrido nem o presencial, as aulas são remotas, o que está acontecendo e que chegou para mim e também foi para o Ministério Público é o seguinte questionamento, que estariam sendo realizadas aula presencial e se a Prefeita Ana Tarouco (DEM) ou a eu já teríamos nos manifestado a respeito”, afirmou a secretária.
Por outro lado, o que Sandra explica que está acontecendo atualmente e de modo presencial é a organização e deslocamento três vezes por semana dos professores até as salas das escolas para realizarem seus plantões de 3 horas de duração, sem aglomerações. “Em momento algum eu coloquei alunos ou pais dentro destas salas de aula, são os professores cada um em seus turnos com distanciamento ocupando as salas que estão vazias”, comentou.