sáb, 12 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Patrulha Agrícola recebe maquinário para auxiliar pequenos produtores

Uma demanda antiga dos pequenos produtores do município é por mais investimentos no Programa Patrulha Agrícola, uma política pública que visa auxiliar no trabalho dentro das propriedades com a utilização de maquinário pertencente ao município. Diferentemente dos outros equipamentos adquiridos pelas outras secretarias que são utilizados, por exemplo, para reparos na zona urbana ou manutenção das estradas, o maquinário destinado à Patrulha Agrícola tem a finalidade de proporcionar, em parceria com o produtor que deve cumprir uma série de quesitos, receber por empréstimo e por tempo determinado o equipamento para uma atividade específica.
Nesta semana, o município recebeu um trator com um kit completo, contendo lâminas e disco de arado, oriundos de emendas parlamentares dos deputados João Derli e Carlos Mendes (Republicanos). O valor total do maquinário é de R$ 400.000,00 para investimento na zona rural. O prefeito em exercício, Evandro Gutebier, destacou que esta é uma grande aquisição que poderá auxiliar e muito os produtores.
O Secretário de Agricultura Roberto Braz disse que os equipamentos serão empregados no trabalho da Patrulha Agrícola que possui muita demanda. “Estamos recebendo esse maquinário que vai nos auxiliar muito no trabalho com os pequenos produtores. Ficando lotado na secretaria com a finalidade de preparo do solo para agricultores e pecuaristas familiares. Nós recebemos grades niveladoras e também um “encanteirador” que há muito tempo era solicitado aqui no município pelos produtores de hortaliças. Assim vamos atender melhor a todos por meio desse convênio”, disse.

Gestão pública do futuro: capacitação em Ronda Alta foca em inovação, transparência e eficiência

Nesta quinta-feira (10/04), a Câmara de Vereadores de Ronda Alta sediou importante evento dirigido a prefeitos, secretários municipais e servidores das áreas de licitações e contratos da região. A iniciativa, que visou a capacitação dos agentes públicos, contou com a participação do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Edson Brum, e dos auditores