sáb, 12 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Ideias de vereador santanense estão em projeto para recuperação de estradas rurais apresentado em Brasília

Projeto de Lei 1173/2021 destina parcela ITR para recuperação das estradas vicinais

De acordo com a proposta, os municípios que realizarem a opção deverão destinar, anualmente, no mínimo 50% do valor arrecadado à recuperação, melhoria e manutenção das estradas vicinais. O projeto foi apresentado nesta semana e teve o auxílio, na sua elaboração, do vereador Duda Amaral, que em março já havia conseguido aprovar o anteprojeto do Fundestradas na Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento.
Hamm destaca que as péssimas condições das estradas vicinais estão se tornando um entrave para o setor agropecuário. “Os produtores rurais estão com dificuldades e custos adicionais para o escoamento da produção em função da falta de manutenção nas estradas. Com isso, temos menos geração de emprego e renda no campo, reduzindo, inclusive, a arrecadação de tributos nesses municípios”.
No texto estão observados os limitadores da Lei de Responsabilidade Fiscal (LDO), que determina que 25% deve ser destinado para a educação básica e 15% para a área da saúde. Além de garantir o escoamento da produção, as estradas rurais também são fundamentais para que os cidadãos possam ter acesso à educação e saúde, que propiciam uma melhor qualidade de vida a quem vive e trabalha no campo.
O vereador Duda Amaral também está auxiliando o município de Candiota, através da vereadora Hulda Alves (PMDB), a implantar proposta semelhante ao Fundestradas de Livramento. “É o melhor mecanismo legal que podemos criar para ter recursos na recuperação e manutenção das estradas. E agora com a proposta do deputado Afonso Hamm, a situação vai ficar muito melhor para quem mora ou vive no campo. E fico muito feliz de poder ajudar nesses projetos fora de Livramento”.

Gestão pública do futuro: capacitação em Ronda Alta foca em inovação, transparência e eficiência

Nesta quinta-feira (10/04), a Câmara de Vereadores de Ronda Alta sediou importante evento dirigido a prefeitos, secretários municipais e servidores das áreas de licitações e contratos da região. A iniciativa, que visou a capacitação dos agentes públicos, contou com a participação do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Edson Brum, e dos auditores