Quando Sant’Ana do Livramento atinge a triste marca de 91 óbitos por Covid-19, a gestora da Santa Casa, Leda Marisa dos Santos, revela dados preocupantes sobre a evolução da doença. Segundo a administradora, o perfil de pacientes internados mudou. “A idade do paciente positivo Covid caiu 14%. Isso reflete que, infelizmente, muitos pacientes jovens já estão acometidos pela Covid e precisam internar. 20% hoje, já tem entre 50 e 60 anos e 14% já tem menos de 40 anos”, explicou.
Leda ainda completou falando sobre a taxa de internações. “A idade em que os pacientes agravam vem diminuindo, embora não tenha deixado de poupar os mais idosos, por isso o aumento da letalidade. Ainda os homens são 10% a mais acometidos do que as mulheres, no aspecto da internação”.
Outro ponto crítico assinalado pela gestora do hospital foi a falta de medicamentos específicos para entubação. “Nós temos um estoque mínimo necessário para os próximos dias para os nossos pacientes, mas infelizmente outros diretores de hospitais de outras comunidades enfrentam a absoluta falta desses medicamentos para viabilizar a sobrevida desses pacientes Covid positivo que, hoje em maior número, precisam estar em ventilação mecânica”.
Finalizando sua fala, Leda se mostrou preocupada com a situação em que o hospital se encontra, pontuando, inclusive, sobre três pacientes com o diagnóstico positivo de Covid-19 que estariam entubados no Pronto Atendimento Médico (PAM) da Santa Casa. “A gente vem sinalizando que estamos no limite da nossa capacidade de assistir. Isto é de muita apreensão para nós todos, não só como direção do hospital, mas como comunidade. Ela (a pessoa) precisa entender que, se contaminada, ela corre o risco de não ter condição de ser assistida”.