Está prevista para iniciar neste domingo (11), em Sant’Ana do Livramento, a aplicação de vacinas contra a Covid-19 em pessoas com idade a partir de 62 anos. Os ixdosos serão grupo prioritário até que a campanha conclua a imunização de pessoas com 60 anos de idade. A partir daí, segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), a idade deixa de ser um critério.
Na próxima fase, pessoas com doenças crônicas e deficiências permanentes serão contempladas independentemente da idade. O PNI também prevê que, dentro da mesma faixa, pessoas em situação de rua, presos, trabalhadores da educação e profissionais do ramo de transporte e logística sejam vacinados.
No entanto, ainda não há como precisar quando isso deva ocorrer. “Não temos previsão para a vacinação quando passar os 60 anos. As doses estão vindo muito pingadas. A gente depende do Estado. Quando fizerem a resolução e encaminharem as doses nós vamos ter todos aqueles itens e toda a lista do que realmente é considerado comorbidade”, explicou a Coordenadora da Imunização no Município, Raquel Levy.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), estima-se que mais de 5 milhões de gaúchos integrem o próximo grupo prioritário no Estado.


Sandra Pontes assume interinamente a Secretaria de Educação de Livramento
Professora da rede municipal e atual secretária de Turismo e Cultura foi designada pela prefeita Ana Tarouco