seg, 25 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

“Vai ser aberta a caixa preta da Assistência Social, muita coisa vai aparecer”, afirma Secretária

Gabriele Fernandes revela que recebeu ameaças e garante que episódio dos alimentos vencidos foi caso isolado e não deve se repetir
Foto: Ascom/Câmara de Vereadores

Uma semana após um trio de vereadores realizar uma denúncia de uma suposta distribuição de alimentos vencidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), nesta segunda-feira (5), a secretária Gabriele Fernandes rompeu o silêncio e falou sobre o caso. “Foi comprovado o vencimento sim de arroz, alguns achocolatados, alguns doces e bolachinhas”.

Entretanto, Gabriela alega que a repercussão do caso foi aproveitada para outros fins. “Foram esses os alimentos vencidos, o que não condiz com algumas lives que estão aparecendo aí com feijões. Esses feijões, inclusive, não condizem com os lotes nem com as marcas que nós trabalhamos aqui na secretaria. Então está gerando um sensacionalismo muito grande em volta disso”, pontuou.

Ainda na última semana, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi aberta para apurar o caso. Segundo a Secretária, o objetivo é colaborar para que os fatos sejam esclarecidos. “Foi instaurada a CPI, vão ser apurados os fatos. Internamente, aqui já está sendo apurado, abrimos uma sindicância para apurar os verdadeiros responsáveis, embora eu seja um deles, porque eu deveria ter fiscalizado, mesmo com chefe do almoxarifado, mas aconteceu”, ponderou.

E completou. “Eu posso garantir pra vocês que foi um fato isolado, não vai acontecer novamente. Nós não fizemos compras nenhuma ainda. Tudo o que nós recebemos que estava no almoxarifado foram compras feitas pela outra gestão. Vai aparecer nos autos do processo uma quantidade exorbitante do que era comprado e não vai ser comprado agora. […] Cabe à CPI investigar”.

Quanto ao andamento do processo, Gabriele foi enfática. “Vai ser aberta a caixa preta da Assistência Social, muita coisa vai aparecer eu posso garantir para vocês. Não estou passando a  bola para a outra gestão, o que me interessa é o que eu fiz de janeiro até agora. Mas será aberta a caixa preta e muita coisa virá a tona, isso é fato”.

Passado o fato, a Secretária disse que mudanças já foram feitas na pasta. “Foi tudo reformulado, inclusive a equipe de trabalho. Foi aberta a sindicância, vão ser apurados os fatos de forma oficial e de forma correta […] e essa transparência que nós vamos manter”.

Encerrando sua declaração, Gabriele ainda relatou ter sofrido ameaças. “Eu lamento o fato. Lamento também as pessoas tirarem as conclusões precipitadas, os ataques ocorridos, principalmente a mim e a minha família. Fui atacada pessoalmente, o meu filho foi atacado pessoalmente, por isso que eu me reservei a não me manifestar até então”.

Cresol reinaugura agência em Marau (RS)

Com uma estrutura ampla e moderna, a nova agência exibe uma homenagem ao município Na quarta-feira, 13 de novembro, Marau (RS) celebrou a reinauguração da agência de relacionamento da Cresol. Com atuação no município há vários anos, a nova agência conta agora com uma moderna e ampla estrutura para melhor atender aos cooperados. O espaço, com quase 400 m², destaca-se

Edegar Pretto apresenta trabalho da Conab no combate à fome, em evento internacional na Argentina

A convite do Ministério de Desenvolvimento Agrário da província de Buenos Aires e da Universidade Nacional de Hurlingham, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, foi um dos conferencistas do 1º Congresso Internacional de Alimentos, que aconteceu na quinta e sexta-feira (21 e 22) na Argentina. Além da Conab, Pretto também representou a Rede de Sistemas Públicos

Tenente Diogo Duarte ministra curso de formação de atiradores em Livramento

Natural de Sant’Ana do Livramento e com formação no Exército Brasileiro e na Brigada Militar, o instrutor de tiro e armamento Diogo Duarte realizou, neste fim de semana, um curso no município. A reportagem do Jornal A Plateia foi até o Clube de Tiro Oriental no interior do município e conversou com o instrutor que contou um pouco da sua