seg, 25 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Morning Call: retorno do feriado começa com dia positivo para os mercados globais

A semana começa em alta para os mercados asiáticos, assim como os futuros em Nova York e os recém abertos mercados europeus, enquanto os investidores avaliam o recente e inesperado relatório de emprego (payroll) dos EUA, divulgado na sexta-feira.

Na índia, as ações caíram para o nível mais baixo em cinco semanas, com mais de 100.000 novos casos de Covid-19 registrados em 24 horas. Muitos mercados estiveram fechados em virtude do feriado de Páscoa, incluindo China e Hong Kong, bem como grande parte da Europa.

Os futuros do S&P 500 ampliaram os ganhos da sexta-feira após um payroll forte, que mostrou a maior criação de postos de trabalho dos últimos sete meses. Os títulos do Tesouro se recuperaram de uma liquidação na semana passada, com o rendimento de referência de 10 anos se estabilizando em torno de 1,71%.

O petróleo caiu depois que os líderes da OPEP + decidiram aumentar a produção e o aumento das infecções na Índia enfatizou os riscos para a demanda de energia.

Os investidores estão acompanhando o debate sobre a proposta de infraestrutura de US $ 2,25 trilhões do presidente dos EUA, Joe Biden, enquanto os republicanos expressaram apoio a um plano mais limitado.

A resposta até agora nos mercados de títulos foi silenciada, com as preocupações com a inflação diminuindo em meio às dúvidas sobre a viabilidade de gastos mais amplos, mesmo com os bancos centrais continuando comprometidos em manter as taxas de juros mais baixas por mais tempo.

No front das vacinas, as notícias foram mais encorajadoras: a China está aumentando seu esforço de vacinação, com o objetivo de ser duas vezes mais rápido que os EUA, e um líder do programa da Organização Mundial de Saúde disse que a distribuição de vacinas será expandida para 100 países nas próximas semanas, dos 84 atuais.

Por aqui, o Brasil registrou 1.233 mortes e 30.939 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas, chegando ao total de 331.530 vidas perdidas e 12.983.560 testes positivos para a doença no País. Neste domingo, 4, a média móvel de mortes, feita com base no total dos últimos sete dias, ficou em 2.747.

Uma projeção feita pela Universidade de Washington, dos Estados Unidos, aponta que, até 1º de julho, o Brasil pode alcançar a marca de 562,8 mil mortes em decorrência da covid-19.

O estudo, feito pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), ligado à universidade, prevê três cenários. O número de 562,8 mil mortes refere-se ao cenário mais provável, no qual vacinas são distribuídas sem atrasos, governos determinam novas medidas restritivas com duração de seis semanas toda vez que o número de mortes diárias ultrapassar 8 casos por milhão de habitantes (hoje, esse índice chega a 13), vacinados deixam de usar máscaras somente três meses após a segunda dose, entre outras variáveis.

Em um cenário mais positivo, que considera os mesmos pontos do anterior, mas com a diferença de que 95% da população estaria usando máscaras, o número de óbitos estimado cai para 507,7 mil, o que ainda representaria um salto expressivo de 53,7% no número de vítimas, mas também 55 mil vidas salvas pelo simples uso da proteção facil. A mudança de comportamento, porém, não deverá ser fácil já que a estimativa do IHME é de que, hoje, somente 69% dos brasileiros usem máscara sempre que saem de casa.

Médica santanense participa de Congresso Gaúcho de Análises Clínicas

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Dra. Mariana Villar, farmacêutica-bioquímica e sócia proprietária do Laboratório Dr. Bolivar, participou do Congresso Gaúcho de Análises Clínicas, realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os temas abordados estão biomarcadores cardíacos, inflamatórios, espermograma, além de gestão laboratorial. As palestras assistidas irão se reverter

Giordani Turismo investiu mais de R$ 25 milhões para colocar Trem do Pampa em operação na Campanha Gaúcha

Empresa adquiriu o veículo, realizou a revitalização das estações, manutenção da via férrea e construiu garagem para o VLT. Atrativo deve receber novos investimentos no futuro. Ao completar quatro meses de operação do Trem do Pampa e tendo recebido mais de 20 mil visitantes, a Giordani Turismo projeta novos investimentos em Sant’Ana do Livramento. Até o momento, mais de R$ 25

Cresol reinaugura agência em Marau (RS)

Com uma estrutura ampla e moderna, a nova agência exibe uma homenagem ao município Na quarta-feira, 13 de novembro, Marau (RS) celebrou a reinauguração da agência de relacionamento da Cresol. Com atuação no município há vários anos, a nova agência conta agora com uma moderna e ampla estrutura para melhor atender aos cooperados. O espaço, com quase 400 m², destaca-se