O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), divulgou na tarde desta quinta-feira (1º), uma nota oficial sobre a briga envolvendo o ex candidato a prefeitura de Livramento e atual Secretario da Saúde Júlio César Figueiredo Doze e o Médico Ruan Carlos, no município de Cerro Grande do Sul.
Populares que estavam no local relataram que perceberam quando a situação se acalorou e ambos os envolvidos subiram o tom de voz. Disseram ainda que já na sequência da discussão o médico e o secretário trocaram agressões físicas, mas foram contidos pelo prefeito.
A reportagem de um Portal de notícias local, esteve no local instantes após o ocorrido e ainda conseguiu flagrar as marcas de sangue nas vestes dos envolvidos, porém nenhum deles quis falar com a imprensa naquele momento. A polícia civil chegou logo em seguida e conduziu os envolvidos e algumas pessoas que testemunharam o fato para colher depoimentos na delegacia.
Confira a nota oficial:
“O Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul) repudia e não compactua com nenhum ato de violência. Em caso ocorrido na terça-feira (30), a entidade avalia que houve grave quebra do decoro e das boas práticas de gestão pública por parte do secretário de Saúde, Fazenda e Educação de Cerro Grande do Sul, na presença do prefeito, em situação envolvendo um médico da rede de atenção básica em saúde.
A entidade médica prima pelo respeito à dignidade humana sob qualquer circunstância e ressalta a defesa das condições, valorização e proteção aos médicos e demais profissionais da saúde no seu ambiente de trabalho e no exercício da profissão. Assim, lamenta profundamente o ocorrido, destacando ser imprescindível a civilidade, o diálogo e a circunspeção entre gestores e contratados.
O Simers repudia comportamentos antagônicos à urbanidade, como a falta de diálogo e o assédio moral, os quais configuram violência psicológica e ocasionam imensuráveis danos à saúde dos indivíduos.
A situação ocorrida em Cerro Grande do Sul prejudica o atendimento, o ambiente funcional como um todo e, acima de tudo, fere a dignidade de todos os profissionais que defendem a saúde de forma incansável, principalmente neste momento de gravidade da pandemia de covid-19, quando há forte mobilização pela união de forças em benefício da preservação do atendimento adequado à população.
O Simers entende ser necessária a reavaliação dos critérios de escolha de gestores públicos, especialmente nas áreas mais sensíveis e com tantos desafios, e ressalta a importância de equilíbrio, isenção, acuidade e capacitação técnica sobre a rotina e trabalho da área de atuação.
Com o objetivo de conscientizar a população e atenuar crises, a entidade intensifica neste momento a campanha Violência, Não! Por meio da iniciativa, o Simers disponibiliza um Canal de Denúncias ([email protected]) para que profissionais e interessados possam registrar casos e situações com foco no encaminhamento das providências cabíveis às soluções, defesas ou esclarecimentos.
A direção do Simers está encaminhando contato com o prefeito para estabelecer rotina e fórum adequado de discussão e acordos sobre o trabalho, segurança e condições do exercício da profissão dos médicos no município.
Porto Alegre, 1º de abril de 2021
Simers – Defender os médicos é defender a saúde”