“Acho que o fato de divulgar a existência da sala em um local mais discreto pode também ter uma contribuição importante tanto para a revelação de novos casos quanto para que o combate a esse tipo de delito seja ainda mais efetivo. As mulheres se sentem mais à vontade sabendo que podem contar com pessoal capacitado e um ambiente acolhedor”, frisou a delegada. Ao falar sobre a média, Giovana Muller disse que infelizmente esse dado não está relacionado apenas com a questão da pandemia, mas a rastros culturais. “Temos um número elevado não só desses casos, mas também de violência sexual contra crianças e adolescentes e se formos agregar os números, aí teremos valores absurdos. A questão sexual, essa violação que há aqui na nossa região é lamentável e precisamos acabar com essa cultura”, afirmou.
Tentativa de Feminicídio
O depoimento da Delegada vem exatamente no dia em que horas antes a Brigada Militar conseguiu impedir que a estatística fosse engrossada com mais um caso de feminicídio na cidade. O caso aconteceu durante madrugada em um quarto de hotel localizado no centro de Sant´Ana do Livramento. Segundo o boletim de ocorrência, os policias foram chamados pelo recepcionista do hotel depois que esse percebeu os gritos desesperados e os pedidos de socorro da vítima.
Ao chegar no andar referido, os policiais precisaram arrombar a porta e encontraram o agressor investindo contra a vítima e este com um ferimento na altura da testa. O homem ainda tentou investir contra os policias que precisaram algemá-lo. Logo após, os policiais conversaram com a vítima que declarou que o homem tentou estrangulá-la antes da chegada da polícia. O individuo de iniciais R.A.S. de La V. foi levado para a DPPA e teve a prisão em flagrante determinada por tentativa de feminicídio.