seg, 7 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Produtores veem com bons olhos criação do Fundo das Estradas Rurais

Na semana passada foi aprovado, por unanimidade, na Câmara de Vereadores o anteprojeto de lei de autoria dos vereadores Leandro Ferreira (PT) e Duda Amaral (Progressistas) que prevê a criação do Fundo Municipal das Estradas Rurais que pretende ser um caminho seguro para arrecadação de recursos para gerir o problema crônico das estradas do interior do município. O projeto segue agora com o Executivo que deve analisar a proposta e sugerir melhorias.
Para o vereador Duda Amaral, a criação do Fundestradas é “um marco nesse problema histórico da manutenção das estradas rurais em Livramento. As possibilidades são maravilhosas”, diz ele, recordando que, através do Fundo, poderão ser contratadas empresas especializadas e estruturadas para a construção efetiva de vias que realmente ofereçam qualidade tanto para a circulação de moradores e trabalhadores do campo quanto para o escoamento da produção.
“Isso significa, por exemplo, que a Prefeitura não precisará mais se preocupar com hora extra dos servidores, com combustível para as máquinas, a complicada liberação ambiental para a retirada de material ou a falta e manutenção de máquinas e equipamentos. Será contratado o serviço, pagando-se valor justo correspondente ao valor do km trabalhado, e a responsabilidade será da empresa contratada”, sugere ele. Quem vai definir o plano de ação será o Comitê Gestor do Fundestradas, que será composto por sete representantes da Prefeitura, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) e de entidades representativas do setor rural de Livramento.
“Não cabe mais tapear, precisamos construir estradas novas, em condições, e depois disso, sim, será necessário só fazer a manutenção, mas com um custo bem inferior e com melhores resultados que esses que temos hoje”, defende. De família de produtores estabelecidos na região do Upamaroti, Duda Amaral conhece bem as dificuldades e prejuízos causados por estradas intrafegáveis. “Estradas em condições vão beneficiar a todos, a pequena propriedade, a familiar, as empresas, a grande propriedade, as escolas, vai baratear frete, atrair novos investimentos, contribuir para a diversificação da produção, reduz as despesas do Poder Público, ajuda a aquecer a nossa economia, enfim”, justifica.
Duda Amaral lembra que ele e o vereador Leandro Ferreira já conversaram sobre o projeto com a prefeita Ana Tarouco, com o vice-prefeito Evandro Gutebier e com o secretário de Agricultura, Roberto Braz, que imediatamente confirmaram interesse em abraçar a ideia. “O Fundestradas vai funcionar como uma conta no banco, com os recursos que sugerimos serão formados com o ITR recolhido no município, também um percentual da Cide combustíveis e, ainda podendo, receber verbas federais, recursos de emendas e até contribuições de pessoas físicas e jurídicas, tudo destinado, exclusivamente, para a melhoria das estradas rurais, devidamente fiscalizado e aplicado”, explica, verdadeiramente empolgado com a aprovação do anteprojeto.
Abaixo, a opinião de moradores do interior do município que necessitam tanto para escoar sua produção quanto para a sua trafegabilidade:
Elizabeth Linhares Torelly, Estância da Sociedade, no Cerrito, argumenta: “É uma grande conquista para os produtores rurais, trazendo para o homem do campo uma maior segurança com acesso melhor às escolas, à saúde e com isso possibilitando uma melhor qualidade para os moradores do campo
Telmo Armando Morales Neto, Cerros Verdes, Estância Santa Hilda: “A nossa estrada sofre há vários anos com abandono e problemas de estrutura. Esse projeto é visto com muito bons olhos pela classe rural e se ele emplacar, mesmo sendo a longo prazo, é algo muito interessante para captar recursos”, resume.
João Batista Ocaña – Corretor Rural: “Hoje, a gente percorre de 3 a 5 mil km por mês nas nossas estradas rurais. Esta iniciativa é muito importante. O pontapé inicial já foi dado, muitas pessoas dizem que demora. Mas o importante é começar. Para o nosso setor produtivo de Livramento que pagamos um frete caro e temos perdas significativas de produção, tanto na produção agrícola quanto na pecuária, acredito que este projeto vai trazer um progresso para o Município com a melhoria das estradas rurais”, esclarece
Rosi Lima, produtora de leite – Coperforte: “Com relação às estradas, nós estamos enfrentando um problema muito difícil para o escoamento da produção leiteira, principalmente na região dos assentamentos. Como produtora e como representante da Coperforte apoio esse projeto. Toda a iniciativa que vem para somar e para tentar mudar essa questão que é histórica em Livramento e que traga benefícios para os produtores nós estaremos apoiando”, comemora.

Marco Antônio Costa recebe o Troféu Liberdade de Rodrigo Lorenzoni

Nesta sexta-feira (04/04), foi realizada no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do RS a solenidade de entrega do Troféu Liberdade ao advogado, comentarista e apresentador do programa Fio Diário Marco Antônio Costa. Idealizado pelo deputado Rodrigo Lorenzoni, o Troféu Liberdade visa reconhecer e valorizar pessoas ou organizações que se destacam pela defesa da liberdade em suas mais diversas

NOTÍCIAS DO DIA: por Germano Rigotto

NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3059 Dia 5 de Abril de 2025, Sábado DATAS COMEMORATIVAS Dia das Telecomunicações Dia do Propagandista Farmacêutico Dia dos Fabricantes de Materiais de Construção Dia Internacional da Consciência TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 20° Máx 29° (Campo Grande-MS) 💵 Dólar Com ⬆️ 3,68% R$ 5,83 💶 Euro ⬆️ 2,92% R$ 6,38 📊