?☀️ Morning Call: mercados globais mantém cautela na super quarta, que marca decisões de política monetária no Brasil e EUA
As ações e os futuros de ações permaneceram estáveis nesta quarta-feira, com os investidores avaliando a recuperação econômica e o risco de uma mudança nas projeções de política do Federal Reserve. Os rendimentos do Tesouro mantiveram-se perto dos níveis mais elevados em mais de um ano.
As ações japonesas encerraram estáveis e o índice CSI 300 da China, oscilou entre ganhos e perdas. As ações sul-coreanas recuaram depois que a Samsung Electronics alertou que está lutando contra as consequências de um “sério desequilíbrio” em semicondutores em todo o mundo.
O rendimento de 10 anos da dívida americana, manteve-se em torno de 1,63% na véspera da reunião do Fed, depois que um leilão de títulos de 20 anos atraiu forte demanda. As expectativas de inflação implícitas no mercado estão nas máximas em 12 anos.
As atualizações de política e perspectivas do Fed, previstas para esta quarta-feira, crescem em importância à medida que a recuperação global ganha força. Os mercados de taxas estão posicionados para que o banco central aumente os custos dos empréstimos antes do que sugeria a última ata da entidade.
As expectativas de inflação mais altas impulsionaram os rendimentos dos títulos e geraram uma rotação do crescimento para ações consideradas mais cíclicas.
Na política, o próximo grande pacote econômico do presidente Joe Biden, ao que tudo indica, terá que confiar mais uma vez em uma abordagem exclusivamente democrata, depois que o líder da minoria no Senado, Mitch McConnell, fechou a porta para uma possível proposta de aumento de impostos para pagar esta conta que, cedo ou tarde, terá de ser paga.
Por aqui, o número de mortes decorrentes da covid-19 no Brasil chegou a 2.798 nas últimas 24 horas, novo recorde da pandemia, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. A quantidade equivale a 116 óbitos a cada hora no País, que atravessa o pior momento desde o início da pandemia. No total, já são 282.400 vítimas do novo coronavírus.
Na política, a Câmara concluiu na madrugada desta quarta-feira, 17, a votação do Novo Marco do Gás, aposta do governo para reduzir o preço do insumo, atrair investimentos, aumentar a competição e evitar monopólios. O texto segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro.