Nesta segunda-feira (15) a Secretária de Saúde, Caroline Gomes explicou a situação da vacinação que aconteceu no final de semana. Mesmo sendo destinadas para idosos a partir dos 77 anos completos, a sobra de doses no sábado fez com que a secretária entrasse em contato com a vigilância sanitária para que fosse aberto no domingo a vacinação para idosos com 75 anos completos. O objetivo era otimizar o serviço e fazer com que a vacinação avance da forma mais rápida possível. “Não é do interesse da secretária ficar com vacinas estocadas”, disse Caroline.
Segundo ela, o município não tem data para as novas vacinas chegarem, as informações chegam de última hora pelo Governo do Estado. Depois que as vacinas descem para o Governo do Estado, elas são distribuídas entre as Coordenadorias e, após isso, elas são distribuídas conforme a demanda, explicou a Secretária de Saúde.
NOVOS LEITOS COVID
Nesta segunda-feira a Secretária da Saúde anunciou a ampliação dos leitos UTI Covid, que aconteceram na última semana na Área Covid da Santa Casa de Misericórdia. Além de atendimento médico 24h para os pacientes em tratamento, os novos leitos cadastrados irão receber pacientes habitantes da cidade de Sant’Ana do Livramento e de todo o restante do Estado se assim for solicitado.
TIPOS DE TESTE E REINFECÇÃO
A Coordenadora da Unidade Covid Iana Haas, explica sobre os tipos de exames que são disponibilizados na cidade, podendo ser feitos em unidades de pronto atendimento, ambulatórios e farmácias. De acordo com a Coordenadora existem dois tipos de teste onde os resultados saem na hora. Um deles é o de antígenos, que pode ser feito em ambulatórios e farmácias. O outro é o teste rápido, onde o laudo é fornecido pelo profissional da saúde que o realiza. Já o RTPCR, leva um pouco mais de tempo, já que as amostras são enviadas para analise fora do município, o resultado é dado assim que o exame volta para a cidade. A Coordenadora Iana afirma que mesmo após receber o resultado do RTPCR o laudo pode ser retirado no Ambulatório Covid.
Questionada sobre casos de reinfecção no município, a Coordenadora afirma que três casos de possível reinfecção foram enviados para estudos e nenhum deles for confirmado. A Coordenadora explica que pessoa uma vez testada só irá ser retestada daqui a 90 dias ou em casos extremamente excepcionais. “A pessoa só terá uma possibilidade de reinfecção após 90 dias”, afirma.
RESULTADOS CONTRÁRIOS
A população questionou sobre confusão com a realização de vários testes em locais diferentes, em unidades de pronto atendimento e farmácias, dando positivo em um e negativo em outro, a Coordenadora afirma que é impossível isso acontecer já que as farmácias realizam o teste de antígeno que é a detecção do vírus ativo, já as unidades de saúde realizam o teste rápido que é a detecção de anticorpo, sendo ela a doença em fase de recuperação, que detecta IGG para paciente recuperado e IGM para paciente em recuperação.