O CPERS/Sindicato vem realizando uma campanha para questionar o fato da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul ainda não ter liberado as matrículas das turmas de primeiros anos do ensino médio na modalidade EJA – Educação para Jovens e Adultos.
O tema vem abrindo uma discussão na internet também. Na semana passada, a escola Professor Chaves, por exemplo, emitiu um comunicado, informando aos alunos que lamentam pela quantidade de pessoas que estão esperando a liberação das matrículas para poderem concluir o ensino médio.
Para a diretora do 23º Núcleo do CPERS, Adriana de Leon, a situação é preocupante. “Têm muitos alunos que estão terminando o fundamental pelo EJA e precisam dar continuidade aos estudos. A grande maioria são de pessoas que vivem em uma vulnerabilidade social e viram no ensino noturno uma possibilidade de dar continuidade aos estudos para ter novas oportunidades”, afirmou.
A coordenadora da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), afirmou que os dados estão sendo analisados. “A Secretaria fez o levantamento, após abrir o período de matrículas e rematrículas em janeiro. Ontem terminou um segundo prazo. Todos esses dados serão analisados essa semana para que se faça um levantamento da demanda no município”, explicou Ana Alice Campagnaro.