sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

CPERS questiona a não-abertura de novas vagas no EJA

Tema vem sendo alvo de campanhas do sindicato dos professores do Estado

O CPERS/Sindicato vem realizando uma campanha para questionar o fato da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul ainda não ter liberado as matrículas das turmas de primeiros anos do ensino médio na modalidade EJA – Educação para Jovens e Adultos.

O tema vem abrindo uma discussão na internet também. Na semana passada, a escola Professor Chaves, por exemplo, emitiu um comunicado, informando aos alunos que lamentam pela quantidade de pessoas que estão esperando a liberação das matrículas para poderem concluir o ensino médio.

Para a diretora do 23º Núcleo do CPERS, Adriana de Leon, a situação é preocupante. “Têm muitos alunos que estão terminando o fundamental pelo EJA e precisam dar continuidade aos estudos. A grande maioria são de pessoas que vivem em uma vulnerabilidade social e viram no ensino noturno uma possibilidade de dar continuidade aos estudos para ter novas oportunidades”, afirmou.

A coordenadora da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), afirmou que os dados estão sendo analisados. “A Secretaria fez o levantamento, após abrir o período de matrículas e rematrículas em janeiro. Ontem terminou um segundo prazo. Todos esses dados serão analisados essa semana para que se faça um levantamento da demanda no município”, explicou Ana Alice Campagnaro.

Prática que se repete, infelizmente…

É extremamente lamentável cada vez que a imprensa é atacada por fazer o seu trabalho, mas, infelizmente, é algo que acontece com frequência. Nesta semana recebemos uma denúncia de um cidadão que registrou em imagens  veículos plotados com a logomarca do Departamento de Água e Esgotos (DAE) no estacionamento de um shopping, em Rivera, sendo, posteriormente, carregados com mercadoria. Cumprindo