seg, 30 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 27 e 28.12.24

Loteamentos em andamento e ocupações seguem ocorrendo em Sant’Ana do Livramento

Com a sensibilização em relação aos ocupantes no Lago Batuva, vereadores almejam mais loteamentos e moradias aos habitantes de baixa renda.
Invasão no Lago Batuva. Foto: Matias Moura/AP

O vereador Leandro Ferreira (PT) falou nesta semana sobre a questão da moradia que, segundo ele, tem uma demanda de 10 a 15 pessoas, por dia. O parlamentar lembra que após a extinção do Minha Casa Minha Vida, programa do governo federal que contemplava pessoas de baixa renda com moradia. Hoje, o Casa Verde Amarela, projeto que dá continuidade ao antigo programa, dá um financiamento ao participante, que deve ser abatido de mês a mês desde o ponto vigente do contrato. De acordo com Leandro, o programa não consegue contemplar pessoas com renda inferior a R$1,6 mil, além de ser necessário ter o nome limpo no Serasa e SPC.

“Os loteamentos que estão sendo feitos na cidade, muitos deles são feitos por empresas particulares”, comenta Leando. Ele recomenda que pessoas que já tenham condições de bancar a construção da casa, porém não tenha o terreno, que recorra aos loteamentos privados.

De acordo com o vereador, a Câmara está levando a discussão sobre as ocupações para a Comissão de Infraestrutura com o intuito de provocar o município para que eles olhem para essas famílias em áreas irregulares, vivendo em condições desumanas. Mesmo sendo uma situação ilegal, Leando Ferreira acha que a Câmara tem entendimento e sensibilidade com essas pessoas, e buscam dar a eles uma moradia com saneamento básico e eletricidade, fazendo com que os ocupantes tenham condições de uma vida melhor.

“E acredito que se morar é um privilégio ocupar acaba sendo um direito das pessoas”, disse Leandro Ferreira.

Nesta quinta-feira (11), Celina Martinez atual Secretária de Planejamento e Meio Ambiente, conta que ao assumir, a administração atual encontrou o Departamento de habitação estagnado e sem nenhuma informação, razão pela qual ações estão sendo feitas. “A atual prefeita, assim como sua equipe, é sensível à situação das pessoas carentes, em especial a de habitação e está dedicando todos os esforços possíveis para levar a cabo os estudos e análises de prováveis locais que sejam apropriados a garantir o direito à moradia digna”.

“Negrinho”: Mãe afirma que menino de 8 anos foi vítima de racismo em padaria local

Na manhã deste sábado (28), um caso de injúria racial envolvendo uma criança de 8 anos gerou repercussão em Sant’Ana do Livramento. Patrícia Cavalheiro, mãe do menino, relatou em suas redes sociais que seu filho foi chamado de “negrinho” por uma pessoa dentro de uma padaria próxima ao bairro onde moram. Segundo Patrícia, o menino foi ao estabelecimento para comprar

Homem agride idoso no Parque Internacional

Indivíduo com Múltiplos Antecedentes Criminais Agride Idoso nas Proximidades do Parque Internacional e é Contido pela População em Livramento