A noite da segunda-feira (8), contou com a terceira rodada do Campeonato Gaúcho, o São Luiz venceu o Inter por 2 a 1 e conquistou a primeira vitória na história do clube no Beira-Rio. A partida foi comandada pelo Arbitro Santanense Francisco Soares Dias. Muitos santanenses se surpreenderam ao ver um rosto conhecido pela TV na transmissão do jogo.
Dias, 32 anos, foi o árbitro principal da partida. A presença do santanense num jogo da elite do futebol gaúcho, porém não é nenhuma novidade para a nova safra de árbitros locais no cenário do futebol gaúcho, onde ele é o principal representante. Qualificado no quadro da FGF como categoria B, Chico, como é conhecido em Livramento, está lotado na delegacia de Porto Alegre é integra a equipe que vai trabalhar no Campeonato Estadual. Ele alias, já havia trabalhado em edições anteriores.
Francisco Dias surgiu no esporte santanense como goleiro revelado nas escolinhas da cidade. Chegou a ser um goleiro promissor e aos 14 anos se transferiu para o Vasco da Gama e defendeu a Seleção Brasileira Sub 15. Como profissional ele defendeu a Ulbra e o 14 de Julho, entre outros clubes, mas de volta a Livramento ele encerrou carreira e chegou a se aventurar na função de treinador de goleiro. A arbitragem foi seu próximo caminho no esporte e desde 2012, quando entrou para o quadro da FGF, é encarada como uma das prioridades pessoais. Francisco Dias hoje é árbitro da categoria B e o objetivo é manter o crescimento e atingir categoria A, onde estão os melhores e mais requisitados árbitros do futebol gaúcho.