A busca por atendimento na ala Covid da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento vem gerando filas em frente ao hospital. Nessa semana, uma foto que circulou pela internet, tem autor não identificado, mas mostra um número de pessoas aguardando para fazer o teste do tipo PCR na porta de acesso ao setor responsável pelo exame na instituição.
Para a diretora da Santa Casa, Leda Marisa, a busca é crescente, mas já era esperada em virtude das festas e aglomerações do Carnaval. “Tinha-se uma expectativa que isso ia acontecer, porque muitas pessoas foram a festas ou até mesmo viajaram no feriadão de Carnaval”, explicou a diretora.
Segundo ela, o hospital já chegou a fazer 103 testes por dia. “Agora temos uma média de 50 testes por dia. É um fluxo bem tolerado, mas nos preocupa a questão da falta de leitos no hospital, principalmente os de isolamento de UTI que já não temos mais disponíveis”, explicou.
AGLOMERAÇÕES
Durante o feriadão de Carnaval, o litoral norte do Rio Grande do Sul voltou a ter aglomerações em meio à pandemia de coronavírus. Mais de mil pessoas se reuniram na beira da praia de Atlântida, em Xangri-Lá. O local virou um ponto de encontro dos jovens. O Comando da Brigada Militar no Litoral informou que as ações para tentar evitar aglomerações começaram a partir das 15h em Capão da Canoa e Xangri-Lá. A Brigada também informou que recolheu caixas de som e atuou junto com a prefeitura de Xangri-Lá para evitar a venda de bebidas alcoólicas na praia.