Para todos os artistas, cineastas e demais pessoas ligadas ao trabalho em público, o ano de 2020 representou uma significativa diminuição de suas possibilidades de atuação. Na fronteira entre Sant’Ana do Livramento e Rivera, as perspectivas não foram diferentes e, sendo assim, a maioria dos trabalhadores precisou adaptar-se à nova realidade. Assim, surgiu a oportunidade da elaboração de um projeto amparado pela Lei Aldyr Blanc nº 14.017/2020, a qual oferece apoio aos artistas, cineastas, demais trabalhadores e profissionais do setor cultural.
Nesse âmbito, o filme Peregrinus é um dos cinco filmes que, em seu produto final, proposto pela Sociedade Independente Cultural de Jaguarão, resultará em apenas um filme sobre a vida e os costumes dos cidadãos de fronteira. Produzido com apoio do Cine de Fronteira, organização brasileira-riverense que busca promover diversos filmes ambientados na Fronteira da Paz, a obra cinematográfica dramatizará o caminho de um peregrino sobre a linha divisória.
Através de poesia e acompanhamento musical, o filme abordará diversos aspectos comuns à região Livramento-Rivera, através do questionamento: “O que é a Fronteira”? O lançamento oficial do projeto aconteceu nessa semana, durante uma live transmitida pela página Filme Fronterizos, no Facebook.
Dois homicídios em pouco mais de 24h na Fronteira da Paz
Desta vez o crime aconteceu na cidade de Rivera/UY, nesta quarta-feira (25), feriado natalino