O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), o médico Marcelo Matias, afirmou que a crise da Santa Casa de Sant’Ana do Livramento parece ter se tornado crônica. A afirmação ocorreu durante entrevista exclusiva ao programa Jornal da Manhã, nesta segunda-feira (1º).
Matias salientou que a crise financeira da Santa Casa de Misericórdia tem se prolongado por fatores como o repasse dos valores do governo federal, problemas internos administrativos e recursos fornecidos não utilizados adequadamente e que a prova disso é a manutenção da crise. “A gestão plena de saúde no município, tem necessidade de maior investimento na área, pois a saúde é um direito do povo e é um dever do Estado” afirmou o presidente.
Durante a entrevista, o presidente confirmou que já ocorreram ações em conjunto com a Câmara de Vereadores, executivo e gestão da Santa Casa, onde eram pagos os proventos atrasados, porém esse processo não se manteve devido as diversas intervenções e desvios ocorridos na instituição.
Ao finalizar sua entrevista o presidente Marcelo informa que já contatou a secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann e que há uma possibilidade de reavaliação das tabelas de repasse para a Santa Casa pelo Governo do Estado.
Você pode ouvir a entrevista na íntegra abaixo: