Professores da Universidade fizeram uma abordagem histórica e jurídica sobre o tema
Dois professores da Unipampa – Capus Santana do Livramento, promoveram na noite de quinta-feira (28) um debate aberto entre estudantes e comunidade sobre o tema LGBT+ com os tópicos: ‘Gênero e Sexualidade – o que o Direito (não) diz’ com o professor João Monteiro e ‘Pinkwashing e o sequestro da luta LGBT+ no mundo’ com o professor Flávio Lira. O encontro aconteceu no auditório do campus. Um bom número de alunos compareceu ao encontro.
Os professores fizeram uma abordagem didática com utilização de gráficos e dados do Brasil e mundo. Os dados de criminalidade também foram tema durante a palestra. O professor João Monteiro fez uma abordagem ligada a ciência do Direito e fez uma explanação histórica do Direito de Família e de como as relações entre pessoas LGBTs passou a ganhar notoriedade dentro do universo jurídico.
O dia na história
Em 28 de junho de 1969, num bar chamado Stonewall, em Nova Iorque, aconteceu a chamada Revolta de Stonewall que deu origem ao Dia do Orgulho LGBT e à Parada do Orgulho LGBT. Segundo a história, as LGBTs, cansadas de serem maltratadas e presas pela polícia por simplesmente serem quem são, gritaram “Poder Gay” e se rebelaram contra a polícia. Esse grito foi o primeiro passo contra as repressões às pessoas LGBTs.
Com o passar dos anos, muitas conquistas foram alcançadas pelo Movimento LGBT, como o direito à união estável homoafetiva, ao casamento civil igualitário, a transformação da Parada LGBT de São Paulo na maior Parada LGBT do mundo, a aprovação, pelo STF, do direito da mudança em cartório do nome e do sexo no registro civil por auto declaração e até mesmo o beijo entre ‘Félix e Niko’ em rede nacional durante telenovela da Rede Globo.
Neste 01 de julho, domingo, em Porto Alegre, no Parque da Redenção, uma atividade está programada para comemorar o dia da Visibilidade LGBT. A atividade começará às 10h e está prevista para durar até as primeiras horas da noite.
Por: [email protected]