qui, 26 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

COVID-19: Criminosos roubam dados através de suposto cadastro de vacinação

Com a proximidade do início da vacinação contra Covid-19 em nível nacional nos próximos dias, criminosos já se anteciparam e lançaram um novo golpe. Através de ligações ou mensagens em redes sociais, os golpistas entram em contato com a população se fazendo passar por agentes de saúde e oferecem a oportunidade de realizar o agendamento da vacina contra a doença.
Acontece que, ao clicarem nos links enviados ou, ao confirmarem via telefone o seu interesse, automaticamente os dados pessoais das vítimas ficam sob a posse do bando. Para isso, o Ministério da Saúde emitiu nota nessa quinta-feira (14) buscando conscientizar a população para que evitem fornecer informações como RG, CPF e endereço por telefone ou mensagens de redes sociais.
Ainda na nota, o Ministério orienta que, caso alguém receba ligações ou mensagens deste tipo, que realizem a denúncia aos órgãos de segurança o mais rápido possível. O órgão ainda destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e gratuito e também ressaltou que não há necessidade de nenhum agendamento para a vacinação na rede pública de saúde.
Nesta mesma semana, a pasta informou que não é obrigatório que todos tenham cadastro junto ao SUS. Assim que a campanha de vacinação tiver início, será possível realizar o registro junto às unidades de saúde ou através do aplicativo Conecte SUS Cidadão.

Homem é preso por tentativa de feminicídio

Um homem de 34 anos foi preso na segunda-feira, 23 de dezembro, por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira. A Polícia Civil, por meio dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após representação da autoridade policial, cumpriu a prisão preventiva. O crime ocorreu no dia 19/12, no bairro Prado. A vítima já havia registrado outras ocorrências e possuía medidas

Idosa é conduzida para a DPPA após denúncia de maus tratos

Na tarde desta segunda-feira, 23 de dezembro, a Polícia Civil, através dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após denúncia de maus tratos envolvendo um cão, dirigiu-se a uma residência na Vila Kenedy, onde foi constatado que o animal estava sedento, desnutrido e em local sem limpeza adequada. A proprietária do animal, pessoa idosa, alimentou o animal e comprometeu-se