Reafirmando o seu descompromisso partidário e o seu compromisso com a transparência das informações da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento para com a comunidade, Ana Tarouco (DEM), prefeita eleita afirma que o “sempre foi assim”, enfrentado nas últimas semanas precisa mudar. A frase é dita por pessoas que já conhecem administração ou que passaram pelo Executivo nos últimos anos. Ao lado de seu vice, Evandro Gutebier (Republicanos), ela conta um pouco das coisas que já viu até agora, pouco mais de um mês após a eleição e o que precisa mudar.
Ao longo de uma conversa de quase uma hora, Tarouco e Gutebier foram bastante claros ao afirmar que a desinformação vem custando muito caro ao município, principalmente no quesito finanças públicas. Para a dupla, será necessário “abrir as contas” para que a população tenha dimensão do que está certo e o que precisa mudar nas dezenas de órgãos que compõem a administração municipal; também entrarão no bojo de mudanças aquelas instituições que de uma forma ou de outra também impactam o orçamento da Prefeitura.
Entre as mudanças que precisam ser feitas está a Santa Casa de Misericórdia. Desde a campanha, a então candidata já falava sobre o fim da intervenção no hospital. Embora admita que não é algo que será feito de maneira imediata, ela explica que é um tema que ainda está sendo trabalhado na transição e no planejamento para 2021. “É um processo que deverá levar um tempo, em torno de um ano para começarmos a delinear o que vamos fazer”, explicou Ana Tarouco em um bate-papo.
Segundo a prefeita e o seu vice, somente no ano de 2020, a Santa Casa recebeu mais de R$ 19 milhões de recursos públicos. Desse valor, R$ 4,9 milhões saíram dos recursos livres da Prefeitura. Apesar de estar sob intervenção desde 2015, o Hospital é privado e sem fins lucrativos. Ele é o único em Livramento que presta serviços ao Sistema Único de Saúde (Sus). “É importante que a comunidade saiba, não é a intervenção que garante os repasses para a Santa Casa. Eles precisam acontecer sem intervenção”, explica Tarouco.
Entre os temas prioritários, além do fim da intervenção, está a construção dessa entrega. De acordo com o planejamento do novo Executivo, será um trabalho coordenado aos poucos com diferentes pontos da sociedade e será apenas mediado pela administração municipal. Antes disso acontecer, alguns dilemas precisam ser resolvidos como, por exemplo, os motivos pelos quais o tomógrafo adquirido pela instituição não funciona.
COMBATE À COVID-19
Ainda na saúde, já está tomando forma uma reformulação do Centro de Operações Estruturadas (Coe) que trará o envolvimento de outros segmentos na discussão do combate à Covid-19. A mudança contará com a participação de Rivera. “A ampliação do Coe e uma aproximação com Rivera farão parte desse novo espaço para tentarmos viabilizar protocolos conjuntos, com foco na fiscalização para permitir que encontremos um equilíbrio entre a saúde e as atividades comerciais. Outras medidas vão depender do andamento da questões das bandeiras e o tratamento estadual”, explicou Tarouco.
ENTÃO É NATAL
Ana e Evandro fizeram os votos à comunidade. “Desejo um Feliz Natal para todas as pessoas de Sant’Ana do Livramento, para não dizer para todas as pessoas do mundo. Que nesse Natal possamos ter a renovação da esperança”, disse Gutebier.
“Desejo um Natal de muita saúde. Acho que todos que estão lendo essa reportagem têm motivos de sobra para agradecer, pois passamos por um ano difícil, um ano conturbado pela pandemia. Mas foi um ano de renovação, esperamos que 2021 essa renovação siga se concretizando”, anunciou Tarouco.