ter, 26 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Vales-transporte antigos não valerão a partir do dia 26 de dezembro

Em implementação há aproximadamente um ano, a bilhetagem eletrônica finalizará no próximo dia 26 seu último processo para plena utilização. As fichas, conhecidas da comunidade, que foram por muito tempo o vale-transporte da cidade, serão aposentadas. Os santanenses tiveram a oportunidade de usar as fichas desde o dia 26 de outubro até o dia 26 de dezembro, último prazo para a utilização destas fichas. Ou seja, quem tiver fichas em estoque deverá utilizá-las imediatamente, pois o STU não aceita fichas em troca de créditos para os bilhetes eletrônicos.
Niege do Amaral, responsável pela comunicação do STU, destacou que essa evolução trará muita segurança e comodidade para os usuários: “A bilhetagem eletrônica permite que o passageiro utilize somente o bilhete, evitando que haja uma grande circulação de dinheiro. Facilitando o troco para o cobrador e trazendo segurança aos usuários, pois os ônibus circulam com menos valor em espécie nos seus caixas”, destaca.

Existem ao todo, sete tipos de bilhetes:

Sênior: Contempla usuários que possuam direito constitucional assegurando às pessoas com mais de 65 anos de idade o livre acesso aos meios de transporte público coletivo. O Artigo 179, da Lei Municipal de Sant’Ana do Livramento, assegura às pessoas acima de 60 anos de idade o Passe Livre sendo comprovadamente carente.
Isentos: É a modalidade identificada como Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e PNE com Acompanhante que possibilita aos beneficiários livre acesso ao transporte público urbano, mediante apresentação de laudo médico fornecido por um médico especialista onde conste o CID (Código Internacional de Doenças) que esteja enquadrado no benefício para usufruir do acesso ao Passe Livre.
Aposentados: Modalidade para a venda antecipada de passagem, mediante pagamento de 50% do valor da tarifa vigente e realização do cadastro prévio no sistema com dados pessoais e registro de foto a ser impresso no cartão como identificação no uso pessoal e intransferível.
Vale transporte: É a modalidade de venda antecipada de passagens mediante o pagamento da tarifa comum pelo empregador ou empresa destinada a atender as necessidades de transporte de seus empregados. Após efetuar um breve cadastro pelo empregador através de uma conta gerada via internet, os empregados receberão seus cartões com créditos a serem usados em seus deslocamentos para o trabalho.
Estudante: Modalidade de venda antecipada de passagem mediante o pagamento de 40% do valor da tarifa vigente a ser utilizado para o deslocamento no trajeto residência – instituição de ensino e vice-versa, durante o ano letivo.
Cidadão: É a venda de créditos mediante prévio cadastramento no sistema do usuário com seus dados e registro de foto a ser impresso no cartão como identificação no uso pessoal e intransferível.
E o bilhete funcional: Destinado exclusivamente aos funcionários que exerçam trabalhos nas empresas prestadoras de serviço do transporte coletivo urbano para locomoção de suas residências ao trabalho e vice-versa.
Vale destacar que os bilhetes são válidos para todas as empresas de ônibus, não sendo necessário um bilhete por empresa. O cartão possui custo de R$12 reais. Os créditos podem ser adquiridos através do site do STU: stulivramento.com.br ou presencialmente na rua Silveira Martins, 512

Convite para o Congresso Cerealista 2025

Convidamos todos a participar do Congresso Cerealista 2025, que será realizado no Mato Grosso do Sul. Um evento imperdível para debater o futuro do setor, compartilhar experiências e fortalecer nosso agronegócio. Jerônimo Goergen Presidente da ACEBRA