qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

A IMPORTÂNCIA DA MONTAGEM NO CINEMA

Ford v Ferrari – Ford vs. Ferrari – 2019 – James Mangold

Todo filme é montado e editado de maneira que os cortes, a intercalação de imagens e até mesmo o plano sequência produzam determinado efeito. Os efeitos variam com a intenção do diretor, criando sentidos metafóricos mesclados com a narração da história. O corte é uma ferramenta fundamental no cinema. Sendo cortes curtos pode passar a impressão de agilidade ao passo que estender planos pode passar a impressão de contemplação. A montagem funciona para deixar claro e evidente como a narrativa é transmitida. Quem é responsável pela edição/montagem é capaz de manipular o tempo em que o filme acontece. Seja numa cena específica, seja no filme inteiro, alternando a cronologia em que a história é contada, bem como alternando cenas que acontecem simultaneamente.

The Dark Knight – Batman: O Cavaleiro das Trevas – 2008 – Christopher Nolan

A montagem pode se apresentar de formas diferentes. A montagem narrativa se mostra progredindo levando em consideração os acontecimentos que o roteiro planejou e o ritmo que o diretor escolheu. É a forma mais comum e formal de montagem, seguindo uma história linear, cenas bem localizadas e desenvolvimento natural da dramaturgia. Esse tipo de edição mostra a ação e “conta” o que está acontecendo. É importante frisar que todos os elementos que compõe o filme são pensados pelo diretor e, apesar dele não fazer todo o trabalho, cada um dos elementos são conduzidos por ele e da forma como ele imaginou para cada cena. Com a montagem não é diferente. Mesmo que o montador não seja o próprio diretor, o filme segue os cortes e o ritmo pensado por ele, para que, em sua unidade, faça sentido à obra.
A montagem também se apresenta de forma expressiva, cujo interesse está diretamente ligado em passar uma sensação e não seguir uma linha lógica de “contar” o que acontece. Existem as mais variadas formas de se passar sejam quais forem as sensações pedidas pelo diretor, mas isso só é possível através da edição das cenas. Sem qualquer preocupação com a história, a montagem expressiva segue um ritmo sensorial, justamente buscando passar as mais variadas impressões como, alegria, drama, apreensão, susto. Essas impressões estão ligadas à uma construção mais livre e até mesmo experimental da forma da linguagem cinematográfica, de maneira a atingir às sensações pretendidas.

La La Land – La La Land: Cantando Estações – 2016 – Damien Chazelle

Além dessas formas, a montagem dita o ritmo do filme. Que pode variar dependendo de como o diretor pensou seu filme. Pode apresentar um ritmo mais ágil, espontâneo, quando a ideia da ação tem uma relevância maior para o conteúdo geral do filme. O ritmo pode ser lento e contemplativo de forma a passar uma ideia mais dramática, ao mesmo tempo que o espectador pode escolher como acompanhar o filme, pois essa montagem mais contemplativa advém com planos mais abertos, deixando a imaginação de quem assiste acompanhar a ideia do filme, diferentemente de uma montagem mais rígida em que o espectador é conduzido pela própria narrativa. Dessa forma, por ser a parte final da produção de um filme, exige uma atenção redobrada para que a obra obtenha o resultado esperado. Trata-se de um dos elementos mais importantes para o filme uma vez que, uma boa e uma má montagem são definidores para a qualidade geral do filme. No Oscar existe a categoria de “Melhor Edição” que reconhece tais profissionais e geralmente, filmes vencedores do prêmio principal são, ao menos, indicados nesta categoria.

Kill Bill: Vol 1 – 2003 – Quentin Tarantino

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro