Quem circulou pelas ruas de Sant’Ana do Livramento no último final de semana pôde notar um intenso movimento de pessoas e veículos em diversos pontos da cidade. O lago do Batuva, por exemplo, foi um dos locais que mais recebeu pessoas. Outro local que também serviu de ponto de aglomeração no feriado prolongado foi o trecho da avenida João Goulart entre as ruas Quinze de Novembro e Daciano Gomes Dias.
Como resposta, o poder público convocou uma reunião, nessa quarta-feira (4), com os setores encarregados pela fiscalização para a definição de novas estratégias para coibir essas situações, tendo em vista uma nova onda no número de casos positivos do Coronavírus. “Não pode se aglomerar. Tem que ter critério e é isso que nós vamos fiscalizar, para que as pessoas não se aglomerem. Estaremos orientando, pedindo a colaboração. […] Porque as pessoas começaram a se soltar demais”, explicou o Secretário Geral de Governo, Ricardo Dutra.
Para Sérgio Soares, chefe da Fiscalização do Comércio, um dos braços da fiscalização do município, a ação não se trata de restringir o acesso ao Batuva, mas sim propor um ambiente mais seguro nos espaços públicos da cidade. “A partir deste final de semana vai ser intensificada a fiscalização. […] O uso do Batuva tem que ser dentro do que está no decreto, o que não está sendo cumprido, mas neste final de semana nós vamos fazer cumprir”.
Ainda segundo Soares, a intenção não é privar a população de seus momentos de lazer. “Mas as pessoas têm que ter responsabilidade porque isso aí é injusto com todas as pessoas que se privam de tudo isso aí, que deixam de sair. […] A gente sabe que agora vem o verão e o pessoal gosta de sair e não tá se proibindo isso, só tem que ter um pouquinho mais de responsabilidade”.
Além das Secretarias da Fazenda, da Saúde, de Trânsito, de Obras e do Departamento do Meio Ambiente (DEMA), a Brigada Militar também deve atuar prestando apoio nas ações de fiscalização ao longo deste final de semana, que, segundo as autoridades, devem ser mais ostensivas como forma de tentar contar os avanços da doença em Livramento.