Entre os dias 19 a 23 de outubro, a cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, recebeu a Semana da Oficina de Trabalho para Orientação dos Serviços de Inspeção e das Agroindústrias, participantes do projeto piloto do Ministério da Agricultura de ampliação de mercados de POA para consórcios públicos.
O evento foi captado após o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) ser escolhido para participar do projeto piloto do MAPA, que inclui um processo de acompanhamento e formação, com orientações técnicas e capacitação dos médicos veterinários dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) e fiscalização de produtos de origem animal, visando a adesão dos consórcios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
Na oportunidade o médico veterinário e chefe do Serviço de Inspeção Municipal de Livramento, Ariel Duarte Lima, esteve também conversando com os participantes sobre o trabalho do SIM em Livramento que é uma referência nacional junto ao desenvolvimento das agroindústrias. Em sua fala, ele enalteceu as qualidades dos produtos santanenses e, principalmente, dos empresários do setor que está em pleno processo de expansão contando hoje com 67 empresas cadastradas junto ao serviço em Livramento que são responsáveis por produzir desde charque, a queijos, linguiças e outros produtos. “ Nós somos uma referência desde 2013, quando o serviço foi implantado no munícipio e é sabido por todos a qualidade dos produtos santanenses. Então, foi justamente neste sentido que foi a nossa fala. Nós fomos convidados pelo MAPA para fazer parte deste grupo técnico de apoio ao projeto dos consórcios de ampliação de mercado para os consórcios municipais” comenta.


Ariel destaca ainda que o evento foi oportunidade de conhecer os produtos da Serra mais a fundo assim como o selo de procedência “ Sabor de Bento “ que identifica e diferencia os produtos da agroindústria local dos outros. Incentivando assim o consumo e circulação de renda dentro do próprio município. “ Essa é uma proposta que também já nos foi sugerida aqui no munícipio pelos próprios consumidores e está sendo trabalhada por iniciativa do Rotary Club Integração que é o selo “ Produto Legal” que pretende cumprir a mesma função” completou.
Além da troca de experiência entre os técnicos do MAPA, a iniciativa teve como objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, visando ampliar o âmbito de comércio das suas agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados. O SISBI-POA padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.