Mariana Severo Alvarez – Docente de Idiomas Senac Santana do Livramento
No dia 31 de outubro é celebrado o Halloween nos Estados Unidos, tradição que também conquistou os brasileiros. No Brasil, as escolas de idiomas aproveitam a data para trabalhar o inglês de forma diferente com os estudantes. Brincadeiras e competições animam os alunos enquanto aprendem. Além disso, os professores também trabalham a origem da festa e explicam como é comemorada a data no exterior.
Datas comemorativas podem e devem ser exploradas não somente nas escolas de idiomas, mas também em todas as aulas de qualquer instituição, seja pública ou particular. A maioria das datas especiais é comemorada internacionalmente, neste contexto, os alunos podem comparar as diferenças culturais entre as comemorações. Toda instituição de ensino deve sempre buscar uma relação entre os eventos escolares produzidos e os temas abordados em sala de aula. Independentemente da comemoração que tenha sido escolhida, é sempre possível relacioná-la com o currículo escolar.
Halloween, Valentine’s Day, Saint Patrick’s Day, Thanksgiving… São datas importantes e agregam grandes oportunidades a experiências ofertadas à comunidade escolar. Nesse contexto, o professor apresenta um novo hábito cultural e através de uma situação real, ou seja, através da comemoração na escola ou sala de aula, explora conteúdos linguísticos, ou seja, a concretização do que foi ensinado em aula. Levar as datas comemorativas até a sala de aula também possibilita aos alunos experimentarem o uso da língua inglesa tanto escrita quanto falada, com emoção. Por exemplo, vestir fantasias, decorar a escola e criar presentes relacionados à data oferecem um cenário confortável e seguro para aluno.
Os eventos escolares também ajudam as crianças a se desenvolverem socialmente fora da sala de aula. Durante as comemorações — e antes, durante a preparação — os alunos se relacionam com outros. É valoroso expandir o círculo social das crianças e adolescentes. Os estudantes se relacionam também com outros docentes e funcionários da escola.
Quando um aluno se desenvolve culturalmente, se torna um adulto muito mais completo. É possível formar cidadãos críticos e responsáveis quando eles conhecem a história e a cultura de outros países também. Ainda é provável que esses estudantes se tornem pessoas mais criativas. Além da melhoria no relacionamento interpessoal e da autoconfiança.