qua, 27 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Vestibular de Inverno da Urcamp supera os números do ano passado

O sol deu um tom mais ameno ao domingo gelado, que levou centenas de candidatos aos cinco Campi da Urcamp na tentativa de uma vaga no ensino superior. A prova de redação foi aplicada às 14h e o tema escolhido para dissertação foi “O poder do jornalismo contra as fake news”, um assunto atual e que tem sido tema de debate na mídia, porque envolve uma rede de informações noticiosas que não representam a realidade e mesmo assim acabam sendo compartilhadas na internet como sendo verídicas.

 

Com a prima e a mãe, Virgínia Nunes Bitencourt foi fazer o vestibular

 

Dentre os candidatos, teve gente de fora movido pelo sonho de cursar uma graduação. Virgínia Nunes Bittencourt veio de Lavras do Sul e trouxe a mãe e uma prima que já estuda Direito na Urcamp. Entusiasmada com a possibilitada de ingressar na Universidade, a candidata se inscreveu para Psicologia. “Na minha cidade temos muitos profissionais formados aqui e a gente sempre escuta falar na qualidade dos cursos, a Urcamp é uma referência pra região”, aponta. Se for aprovada, a estudante já tem planos de se mudar e dividir um apartamento com a prima.

Mariana Freitas Scherer

 

E ela não foi a única a trazer a família como mais um meio de apoio e segurança nesse universo que é novo para quem faz o primeiro vestibular. Mariana Freitas Scherer veio com a mãe e os irmãos de São Sepé, há 173 km de Bagé. Ela conta que sempre soube da sua aptidão no trato com osanimais, por isso escolheu a Medicina Veterinária. “A gente ouve sempre falar muito bem da Urcamp, tenho outros colegas que estudam aqui então sei que a Universidade é muito boa e estou super entusiasmada”, relata a jovem estudante, que concluiu o ensino médio no ano passado.

 

 

Roger Rodrigues Cavalheiro

O curso de Psicologia também atraiu Roger Rodrigues Cavalheiro, de Bagé, que se interessa pelas relações humanas. “Sempre gostei dessa área e a Urcamp forma bons profissionais, então vou tentar. Estou otimista”.

 

Mesmo num cenário considerado de crise e retração, o número de inscritos para esse Vestibular de Inverno superou o ano anterior, o que está sendo visto com grande contentamento pela equipe gestora. A pró-reitora da Urcamp, professora Virgínia Dreux, diz que esse aumento se deve a um somatório de fatores. “Além da tradição da Urcamp, com 65 anos de atuação na região, a gente acredita que isso também seja reflexo das melhorias que estamos fazendo em infraestrutura, então os estudantes estão enxergando que isso traz ainda mais qualidade ao nosso ensino. A forte campanha e o engajamento dos coordenadores em todos os Campi também contribuiu para que tivéssemos esses números positivos”, justifica.

 

O resultado do Vestibular de Inverno sairá na quarta-feira, 27. Os aprovados serão contatados pela Instituição.

Reunião com a Portos RS na Comissão de Economia vai ampliar debate sobre hidrovias

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo definiu nesta quarta-feira (27/11), que a reunião requerida pelo deputado Rodrigo Lorenzoni para ouvir o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, terá a participação de lideranças ligadas aos segmentos econômicos e entidades do setor de hidrovias. Rodrigo avaliou como positiva a destinação de recursos do Fundo de Recuperação do Estado da