No mês de outubro, o Sesc realizará atividades em alusão ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. No Brasil, 28 milhões de pessoas são consideradas idosas, pois estão na faixa etária entre 60 a 74 anos, número que representa 13% da população do país, antes considerado um fenômeno, hoje faz parte da realidade das sociedades.
Em Sant’Ana do Livramento, a Unidade de Atenção à Saúde do Idoso realiza seu trabalho diário com uma equipe multidisciplinar com atendimento de segunda a sexta feira, das 7h30 às 13h30. Desde o início da pandemia foi preciso mudar as rotinas e atender o idoso sem colocar seu isolamento social em risco; foi implantado atendimento pelo WahtsApp para o cuidado da saúde do idoso e para reforçar o autocuidado em sua casa. Foram criadas aulas de ginástica online todas as terças e quintas feiras, às 10 horas, pelo Facebook, como forma de não deixar que o idoso fique parado e ajude na prevenção às doenças.
As atividades desenvolvidas pela Unidade santanense fazem parte das políticas de saúde que contribuem para que mais pessoas alcancem as idades avançadas com o melhor estado de saúde possível. O envelhecimento ativo e saudável é o grande objetivo nesse processo. Se considerarmos saúde de forma ampliada com o propósito de melhorar sua capacidade física, estado emocional, interação social e autoproteção de saúde poderemos reconhecer as potencialidades e o valor das pessoas idosas.
No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que “ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade”. No art. 3º, o Estatuto ressalta que “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.
Para a coordenadora da Saúde do Idoso, Elaine Lucas, é preciso olhar para os idosos. “Pois, eles têm direitos especiais que lhes são conferidos por lei, e todos merecem alcançar seus direitos e envelhecer com protagonismo, segurança e dignidade. As pessoas idosas não são uma categoria à parte, somente estão com necessidades e capacidades particulares, decorrentes do curso da vida”, afirmou.
Médica santanense participa de Congresso Gaúcho de Análises Clínicas
Nos dias 22 e 23 de novembro, a Dra. Mariana Villar, farmacêutica-bioquímica e sócia proprietária do Laboratório Dr. Bolivar, participou do Congresso Gaúcho de Análises Clínicas, realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os temas abordados estão biomarcadores cardíacos, inflamatórios, espermograma, além de gestão laboratorial. As palestras assistidas irão se reverter