O Jornal A Plateia vem acompanhando a situação de alguns moradores das ruas Jacinto Guedes e Panta Trindade, no Parque do Sol, que sofriam com a constante falta de luz. Em pouco tempo a RGE, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade, realizou uma verdadeira força tarefa com suas equipes e solucionou o problema.
A companhia informou ainda que já possuí projetos de melhorias para a rede em um futuro próximo. Após a publicação, mais moradores do bairro entraram em contato com a Reportagem para relatar problema semelhante. Não muito longe dos locais citados, o problema é com a instabilidade na rede.
De acordo com Anete Palmeira, moradora da rua Professor César Ávila há seis anos, a inconstância da voltagem atrapalha o uso de alguns aparelhos elétricos. “A gente tem dificuldade de usar os aparelhos aqui. A força nunca chega a 220v. Outro dia que veio o técnico aqui estava em 190v”, explica. A moradora diz ainda que o problema sempre esteve presente, mas o que a fez procurar a companhia foi uma espécie de curto circuito na rede de sua casa. “Deu um barulho pelo forro, parecia que estava correndo energia. Nós desligamos os aparelhos e as luzes da rua desligaram”, relata.
Anete disse também que, após o episódio, procurou a companhia que encaminhou um técnico para a visita. Quem também aguarda uma posição da companhia é o mecânico Robson Fonseca, que reside na mesma rua há mais de 30 anos. “Já liguei várias vezes e disseram que iam mandar alguém pra colocar um tal de mug, que ia ficar um mês aqui, mas nunca vieram trazer”, comenta.
Além disso, Fonseca já perdeu dois aparelhos de televisão e teme perder os demais eletrodomésticos por conta da instabilidade. “Eu meço com o multímetro e não passa de 168, 180v, estourando. Eu ligo o chuveiro e começa a apitar o micro-ondas, se eu estou tomando banho quente no inverno e o vizinho liga o ar condicionado, fica gelado o meu banho. É complicado”.
Procurada, a RGE informa que “na última semana efetuou a substituição de um transformador na rede que atende a região” e, “após esta ação, não houve qualquer ingresso de reclamação relacionada a qualidade do fornecimento junto à empresa. A companhia também informou que fará uma vistoria técnica na rede para identificar se há a necessidade de manutenção para que a solução possa ser encaminhada.
Médica santanense participa de Congresso Gaúcho de Análises Clínicas
Nos dias 22 e 23 de novembro, a Dra. Mariana Villar, farmacêutica-bioquímica e sócia proprietária do Laboratório Dr. Bolivar, participou do Congresso Gaúcho de Análises Clínicas, realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os temas abordados estão biomarcadores cardíacos, inflamatórios, espermograma, além de gestão laboratorial. As palestras assistidas irão se reverter